Crianças de Florianópolis alertam adultos sobre perigos no volante

No ano de 2018, Santa Catarina registrou mais óbitos por acidentes de trânsito do que por crimes violentos | Foto Fábio Junkes/OCP News

Por: OCP News Florianópolis

14/05/2019 - 07:05

No ano de 2018, Santa Catarina registrou mais óbitos por acidentes de trânsito do que por crimes violentos. Dados apontam que ao todo foram registradas 840 mortes por homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, enquanto 1.537 ocorreram por acidentes nas estradas.

A Escola Básica Municipal de Florianópolis Albertina Madalena Dias, na Vargem Grande, recebeu ações sobre comportamento preventivo no trânsito. As turmas de quintos anos da unidade contaram com a visita das equipes do Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) da UFSC e das Secretarias de Educação e Saúde da Capital.

O evento ocorre em função do Maio Amarelo, que é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito | Foto PMF/Divulgação

Para tornar as ações educativas e interessantes para as crianças, foram desenvolvidas contação de histórias, oficina de desenho, na qual os estudantes selecionam algumas artes para serem expostas no site do LabTrans e leitura de materiais de educação no trânsito,  como o livro “Transito com Segurança”, da professora Irene Rios, que aborda temas como utilização da faixa de pedestres e passarelas, alerta sobre o uso do celular para quem está dirigindo ou caminhando e a importância do uso de capacete e cinto de segurança.

A Escola Básica Municipal de Florianópolis Albertina Madalena Dias, na Vargem Grande, recebeu ações sobre comportamento preventivo no trânsito | Foto PMF/Divulgação

O evento ocorre em função do Maio Amarelo, que é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Em 2019, o tema da campanha é “No Trânsito, o Sentido é a Vida”, e tem como proposta que os adultos ouçam conselhos dados por uma criança, sensibilizando os condutores sobre o que é certo e errado no volante. A campanha #MEOUÇA foi criada pelo Observatório Nacional de Segurança de Trânsito.

De acordo com o professor Charles Schnorr, “essa iniciativa é fruto da parceria com a Rede Vida no Trânsito, que integra diversos órgãos com objetivo de tornar nosso trânsito cada vez mais humanizado”.

Para tornar as ações educativas interessantes foram desenvolvidas contação de histórias e oficina de desenho| Foto PMF/Divulgação

O secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira ressalta: “o objetivo destas ações é colocar em destaque para comunidade escolar e toda a sociedade o tema trânsito. Estimular a participação da população para garantir uma conscientização coletiva é fundamental”.

Nesta terça-feira, dia 14 de maio, a Escola João Gonçalves Pinheiro, no Rio Tavares, também receberá as oficinas das 10h30 às 15h. A unidade fica na Rua Silvio Lopes Araújo, nº 347.

Quer receber as notícias no WhatsApp?