No início da tarde desta terça-feira, dia 11, um menino, de três anos, se afogou em uma piscina no bairro Horizonte, em Cocal do Sul. Segundo o Corpo de Bombeiros, a guarnição, quando chegou ao local, encontrou a criança no colo de populares, inconsciente, apresentando grande quantidade de espuma na boca e sem pulso palpável.
Ele foi entregue ao socorrista, que verificou dificuldade respiratória por obstrução das vias aéreas, colocando a criança em posição lateral. Nisso, o menino começou a vomitar e apresentar melhora gradativa de respiração. Em seguida, foi iniciada a oxigenoterapia, intercalando como vômitos da vítima.
Os socorristas levaram a criança até o pátio de um posto de combustível, onde foi combinado o ponto de encontro com o Saer/Sarasul, que já sobrevoava a região. Com a chegada da equipe médica, o menino recuperou a consciência e começou a chorar. Ele foi estabilizado e conduzido ao Hospital Materno Infantil Santa Catarina (Hmisc), de Criciúma. A mãe afirmou que encontrou o filho submerso e promoveu respiração boca a boca.