Na terça-feira (4), em Florianópolis, uma operação coordenada entre o BAPM (Batalhão de Aviação da Polícia Militar) e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) resultou na remoção aeromédica de uma criança, de 4 anos, com necessidade de hemodiálise.
O helicóptero Águia 2 desempenhou um papel crucial ao transportar a vítima da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Infantil de Joana de Gusmão, do bairro Agronômica, para a base da 1ª Companhia do BAPM, no Aeroporto Internacional Hercílio Luz.
Com agilidade e eficiência, a criança foi transferida do helicóptero para o avião Águia 5, que seguiu rumo ao Aeroporto de Joinville. Lá, uma equipe médica do SAMU aguardava com uma ambulância pronta para transportá-la até a UTI do Hospital Infantil de Joinville.
Diante do estado gravíssimo da criança, com arritmia cardíaca e risco iminente de uma parada cardiorrespiratória, todas as manobras, pousos e deslocamentos foram conduzidos com extrema suavidade, seguindo as orientações da equipe médica presente.
A ação conjunta entre o Batalhão de Aviação da Polícia Militar e o Samu demonstra o compromisso e a dedicação dos profissionais em salvar vidas, mesmo diante de situações desafiadoras. A criança recebeu o atendimento necessário graças à prontidão e coordenação eficiente das equipes.