Criança de quatro anos fica em banheiro de hospital por falta de leito

Foto: Reprodução RIC

Por: Claudio Costa

30/04/2024 - 05:04 - Atualizada em: 30/04/2024 - 05:30

Um menino de 4 anos ficou deitado por duas horas e 30 minutos dentro de um banheiro no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, devido à falta de leito. A situação foi relatada na noite da última segunda-feira (29) e só foi solucionada na madrugada desta terça-feira (30).

Segundo a mãe da criança, o filho apresentava febre de 39,6º e chegou a passar por uma avaliação prévia. Como tem quadro de convulsões frequentes, o menino não pode ficar com a temperatura alta para não entrar em quadro de convulsão febril. No último ano foram ao menos 10 ataques convulsivos, diz a genitora.

Como a unidade estava superlotada e sem leitos para atender todas as demandas, a mãe levou o filho para dentro de um banheiro e colocou toalhas molhadas para tentar controlar a febre. Além deste caso, outras pessoas chegaram a relatar que esperavam entre quatro a cinco horas para terem seus filhos atendidos.

Após o contato da reportagem com a assessoria de imprensa do Hospital Pequeno Príncipe, enfermeiras foram até o banheiro, fizeram uma nova análise prévia e decidiram manter a criança esperando atendimento. Segundo a unidade, a decisão de aguardar com o filho dentro de um banheiro foi da mãe e houve o aconselhamento de que aquele espaço não era adequado.

A instituição também divulgou nota lamentando a situação e afirmando que espera compreensão da sociedade devido ao quadro frequente de superlotação, principalmente causado pelo surto de infecções respiratórias.

Segundo relatos, a criança foi levada ao banheiro às 21h47, mas só foi chamada para atendimento à 0h20.

*Com informações de RIC.

Notícias no celular

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense e pós-graduando em perícia criminal.