Corupá registra deslizamentos de terra; veja imagens

Solo encharcado começa a deslizar, atingindo casas e estradas | Foto Claudio Augusto/Divulgação/Jornal de Corupá

Por: Gabriel Junior

15/10/2018 - 20:10 - Atualizada em: 15/10/2018 - 20:23

A chuva intermitente que atinge a região desde o fim de semana causou estragos no município de Corupá. Com o registro de quase 46 mm nas últimas 72 horas, o solo encharcado começa a deslizar, atingindo casas e estradas.

O diretor de Defesa Civil do município, Claudio Siqueira, informa que os deslizamentos começam a ocorrer, e pede atenção da população. “É importante que a população fique atenta a possíveis movimentações de terra, rachaduras em terrenos e casas e inclusive a inclinação de árvores e postes.

Deslizamento atingiu local de troca de óleo de um posto de combustíveis no Centro, próximo à divisa com o bairro Bomplandt | Foto Claudio Augusto/Divulgação/Jornal de Corupá

“Chamamos a atenção da população para que procure lugar seguro caso qualquer dos indicativos que antecedem o deslizamento ocorram, não deixando para a última hora pois o fenômeno é rápido e pode custar vidas”, alertou Siqueira.

O coordenador informa ainda que o nível dos rios não apresenta maiores alterações e estão sendo monitorados diuturnamente. Até o início da noite, foram registrados deslizamentos de terra no centro da cidade e nos bairros João Tozini, estrada Guarajuva e BR-280.

Veja a galeria de fotos:

Comunicado de alerta

Durante a tarde desta segunda-feira, a Defesa Civil de Corupá e a Polícia Rodoviária Federal emitiram um comunicado alertando aos motoristas para que “tomem cuidado redobrado ao transitarem esta semana pela Serra do Mar (BR-280) devido a pontos de deslizamento de terra no trecho entre Corupá e São Bento do Sul”.

“O solo encharcado pela chuva dos últimos dias, fez com que ocorressem vários deslizamentos de terra na Serra e o reparo de alguns pontos só será possível quando o tempo melhorar”, segundo Siqueira.

Somente no domingo, o registro foi de 26mm em Corupá. Nesta segunda-feira, a quantidade de chuva até as 19h30 estava entre 10 e 13 mm nas estações de monitoramento da Epagri/Ciram em Corupá.

Na microrregião, a precipitação foi de 49 mm em Massaranduba, 68 mm em Schroeder e 76 mm em Jaraguá do Sul (Gabribaldi) nas últimas 48 horas.

Previsão do tempo

Para terça-feira (16), a previsão da Epagri/Ciram é de tempo mais aberto com sol no oeste e sul do Estado. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, nebulosidade variável com aberturas de sol e chuva fraca especialmente na madrugada e noite.

Para quarta-feira, a previsão é de chuva e raios no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte no decorrer do dia, atingindo o Vale do Itajaí à tarde. Nas demais regiões, aberturas de sol com aumento de nuvens.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?