Texto: Assessoria de Comunicação dos Bombeiros Voluntários de Schroeder.
"Na dia de hoje, 11 de março de 2016, faz 7 anos que bravos homens se juntaram para constituir e fundar a Corporação de Bombeiros Voluntários de Schroeder.
É importante ressaltar que neste mês, no dia 17, a corporação também completa 9 anos de existência, iniciando toda a  história no de 2007 com o Projeto Bombeiro Voluntário Mirim e Aspirante.
Foram 7 anos atribulados e com muitos altos e baixos, com bons e maus momentos, todos eles dignos de serem recordados.
Nos últimos 2 anos repetiram-se os bons momentos, que serão certamente recordados nos anos vindouros:
- No dia 21 de Junho de 2014, nossa Corporação deu início às atividades operacionais de atendimento a urgência e emergência a nosso município e região.
- Em Outubro do mesmo ano foram iniciados os Projetos Busca pela Vida: Equipe Drone - Sd Filippi e Equipe Busca e Salvamento com os cães. Além dos Projetos Alimentação Saudável: Horta Hidropônica e Pomar Solidário.
- Em Janeiro de 2015 recebemos a doação de uma Ambulância Unidade de Suporte Básico (USB) do visionário e empresário falecido Sr. Eggon Silva.
- Em Março de 2015 demos início ao Projeto Futuro Nota 10, projeto pioneiro em todo o Vale do Itapocu.
- Também em 2015 foi realizada a aquisição de diversos equipamentos operacionais além de um Tanque com capacidade para 13.000 mil litros de água, desde então, buscamos formas para adquirir um caminhão para alocá-lo e por nosso Auto Bomba Tanque (ABT).
- Já no incio de 2016 recebemos a confirmação da destinação de uma ambulância Unidade de Suporte Básico (USB) do Secretário de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina, Sr. Carlos Chiodini.
Parabéns a todos os bombeiros voluntários, a todas as pessoas que integraram os órgãos sociais de agora e a todos os que participaram desde a fundação, todos mas todos sem excepção, de uma maneira ou de outra contribuíram para o crescimento desta Associação e desta Corporação de Bombeiros Voluntários que é motivo de orgulho para todos. E também em especial aos Bombeiros Voluntários Jairê Michel Engler, atual Sub Comandante Operacional da Corporação e Bombeiro Voluntário Valentin Alflen Junior, atual Coordenador dos Projetos Sociais, que fazem parte desta história desde o início em 2007, quando ambos tinham apenas 12 e 11 anos de idade".