Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina tem novo comandante-geral

Coronel Pratts e o governador Carlos Moisés | Foto: CBMSC/ Divulgação

Por: Claudio Costa

08/02/2019 - 10:02 - Atualizada em: 08/02/2019 - 10:44

O coronel Edupércio Pratts assumiu, na manhã desta quinta-feira (7), o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Florianópolis. A solenidade contou com a presença do governador Carlos Moisés e da vice Daniela Reinehr. Também tomaram posse os coronéis Daniel Fernandes, como chefe do Estado-maior Geral, e Júlio César da Silva, como corregedor-geral.

O governador aproveitou a oportunidade para fazer dois anúncios de interesse da corporação: “Viemos prestigiar a passagem de comando e anunciar que prorrogamos o concurso para que os excedentes da corporação possam ser contemplados em um futuro ingresso, assim que o limite de prudencial permitir. Também para comunicar a possibilidade de contratação de bombeiros comunitários para reforçar o efetivo operacional e levar mais segurança e prevenção à população catarinense”.

Os novos comandantes já estabeleceram foco em quatro pontos principais de atuação. A curto prazo, como reforço nas ações da Operação Veraneio, o objetivo é atrair parcerias público-privadas para a instituição, desenvolvimento dos projetos sociais, além de ações alinhadas com o Governo, como a contratação de efetivo para a corporação e a digitalização de processos.

A solenidade também marcou a despedida do coronel João Valério Borges, que não só deixou o Comando-geral, como também passou para a reserva da corporação. “Me sinto feliz por ter chegado ao final da minha carreira no cargo de comandante-Geral da corporação. Acredito que tenha sido um ano desafiador, o qual conseguimos conquistas importantes para a corporação. Saio com a consciência de dever cumprido e feliz por ter colaborado com a minha instituição. A troca de comando é algo importante, traz novas ideias, mudanças e alterações que fazem a corporação crescer ainda mais”.

Sobre o comandante-Geral:

O coronel Edupércio Pratts é graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-graduado em Administração de Segurança Pública e Gestão de Serviços de Bombeiros pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Pratts ingressou na carreira Militar no Estado de Santa Catarina no ano de 1984, passando pelo Curso de Formação de Oficiais, além do Curso de Especialização de Bombeiro para Oficiais. No CBMSC, atua como piloto do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), foi diretor de Ensino, comandante da 1ª Região, chefe do Estado-maior Geral, chefe do Controle Interno.

Quer receber as notícias no WhatsApp?

Notícias no celular

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense, marketing digital e pós-graduando em inteligência artificial.