Corpo de Bombeiros de SC ganha 35 novos cabos

Por: Claudio Costa

14/05/2018 - 09:05 - Atualizada em: 14/05/2018 - 09:27

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina ganhou 35 novos cabos. A turma se formou nesta sexta-feira (11), no Centro de Ensino do CBMSC, no bairro Trindade, em Florianópolis. O curso de Cabos é a primeira especialização profissional na carreira de praças, após o ingresso e conclusão do curso de soldados.

A formação dura cerca de dois meses, período em que os bombeiros se dedicam integralmente ao aperfeiçoamento de técnicas operacionais de resgate e salvamento, combate a incêndio e na atualização dos conhecimentos na área preventiva, como legislação de segurança contra incêndio e pânico e outros conceitos.

O primeiro lugar da turma foi obtido pelo cabo Acacio, por meio de notas e de ótimo comportamento. Como reconhecimento pela conquista, ele recebeu a medalha de mérito profissional “Cabo Zilmar Silva Farias”. Além dos prêmios da Associação de Praças (Aprasc) e da Associação de Subtenentes e Sargentos (Aberssesc).

Durante a solenidade, os alunos homenagearam o Sargento BM Jacymir Oliveira e o Sargento BM Maydana (in memoriam). Na ocasião, os familiares do Sargento in memoriam receberam uma homenagem dos formandos, pelo legado deixado em serviço na corporação, especialmente na área de salvamento e resgate aquático. Já o Sargento Jacymir foi escolhido para ser o paraninfo da turma.

Ao fazer uso da palavra o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel João Valério Borges, enfatizou a importância do aproveitamento do tempo para o aperfeiçoamento profissional. “Além disso, o curso é a chancela para o primeiro passo na carreira militar”, disse.