Corpo de Bombeiros de Jaraguá do Sul conta com novo caminhão de combate a incêndio

Por: OCP News Jaraguá do Sul

19/12/2017 - 15:12 - Atualizada em: 19/12/2017 - 17:06

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul conta com uma novidade no combate aos incêndios na cidade. O novo caminhão da corporação, em exposição no pátio da Prefeitura nesta terça-feira (19), está pronto para o uso e vai substituir o antigo veículo usado no transporte da reserva técnica de água. De acordo com o comandante dos Bombeiros Voluntários, Neilor Vicenzi, o Scania G 440 tem capacidade para transportar até 18 mil litros. Neilor destaca que o novo veículo tem como função o apoio às ocorrências de incêndio.

O caminhão tem tecnologia embarcada de última geração. O veículo tem câmbio automático, freio retarder (freio auxiliar da Scania), bloqueio e controle de tração, o que vai dar muito mais segurança no deslocamento para as ocorrências. Além de transportar água, o caminhão pode ser usado no combate a incêndios de pequeno e médio portes. Segundo Vicenzi, o caminhão antigo deve ser aposentado pela corporação.

“A gente tinha uma reserva técnica de 8 mil litros com o caminhão antigo. Os incêndios aqui da região consomem, em média, de 12 a 15 mil litros de água. Ou seja, sempre faltava um pouco de água, tinha que ir buscar e retornar. Hoje, com esse caminhão, a gente consegue ir para um incêndio em residência e fazer o rescaldo com esse único caminhão para fazer o apoio para o caminhão de combate a incêndio”, explica o comandante dos Bombeiros Voluntários.