A passagem de comando do 12º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM) foi realizada na tarde desta sexta-feira (30), no Pequeno Teatro da Scar, em Jaraguá do Sul. A solenidade marcou a posse do coronel PM José Luís Cavassin como novo comandante regional.
O evento contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Emerson Fernandes; do subcomandante-geral, coronel Jofrey Santos Silva; do comandante do 14º BPM em Jaraguá do Sul, tenente-coronel Fernando Luiz Lopes; do delegado regional Eric Uratani; além de representantes do Fórum e da Promotoria de Justiça, empresários, prefeitos, vereadores, policiais militares e membros da comunidade.
O coronel Cavassin assume o comando após a saída da coronel PM Arlene Sousa da Silva Villela, que deixa a função para atuar na Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em Florianópolis.
O 12º CRPM é responsável pelo 14º Batalhão de Polícia Militar, em Jaraguá do Sul; 23º BPM, em São Bento do Sul; 38º BPM, em Mafra; e 3º BPM, em Canoinhas.
Durante a cerimônia, o novo comandante falou sobre os 28 anos de serviço na corporação e destacou que a expectativa é continuar o bom trabalho que vem sendo feito. “Jaraguá do Sul e toda a regional são referência para Santa Catarina, para o Brasil e até para o mundo pelos índices de segurança pública. Vamos seguir trilhando esse caminho junto com a comunidade”, afirmou.

Da esquerda para a direita: coronel PM José Luís Cavassin; coronel Jofrey Santos Silva; coronel Emerson Fernandes; e a coronel PM Arlene Sousa da Silva Villela. | Foto: Fábio Junkes/OCP News
Currículo do novo comandante
Natural de Curitiba, no Paraná, o coronel PM José Luís Cavassin ingressou na Polícia Militar em 13 de março de 1997 e concluiu o Curso de Formação de Oficiais em 2000, quando foi declarado aspirante a oficial. Ascendeu ao posto de coronel em 31 de janeiro de 2025.
Ao longo da carreira, o oficial realizou diversos cursos de formação, aperfeiçoamento e especialização na Polícia Militar, com destaque para capacitações nas áreas de polícia comunitária, táticas policiais, planejamento e condução de operações, atuação em ocorrências especiais e habilitação no uso de diferentes armamentos. Também participou de treinamentos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e pela Força Nacional de Segurança Pública.
Na área acadêmica, é bacharel em Direito, possui graduação em Tecnologia e Gestão de Trânsito, pós-graduações em Direito Militar, Administração e Segurança Pública, além de licenciatura plena em Educação Física. Atualmente, cursa MBA em Finanças.
Durante a trajetória profissional, atuou em municípios como Canoinhas, Joinville, São Bento do Sul, Rio Negrinho, São Francisco do Sul e Florianópolis, além de ter integrado a Força Nacional de Segurança Pública, com participação na segurança da 15ª edição dos Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro, em 2007.
Antes de assumir o comando do 12º CRPM, exercia a função de chefe da Coordenadoria do Fundo Estadual de Segurança Pública, na Secretaria de Estado da Segurança Pública. Agora, passa a responder pelo comando regional da Polícia Militar.

Coronel PM José Luís Cavassin (à direita) assume o comando do 12º CRPM no lugar da coronel PM Arlene Sousa da Silva Villela | Foto: Fábio Junkes/OCP News
Nova função
A coronel PM Arlene Sousa da Silva Villela esteve à frente do 12º CRPM desde 3 de janeiro de 2023 e entrou para a história ao se tornar a primeira mulher a comandar uma Organização Policial Militar em Jaraguá do Sul.
Durante o período no comando, atuou no apoio às ações desenvolvidas pelos batalhões e municípios sob responsabilidade da regional, que abrange 19 cidades das regiões da Amvali e da Amplanorte.
Durante a solenidade, a coronel destacou o encerramento de um ciclo. “Agora é o momento de trilhar novos desafios junto à Secretaria de Segurança Pública. Depois de três anos aqui na regional, há mais de 15 anos atuando em Jaraguá do Sul, desde quando eu era tenente, levo muito aprendizado daqui. A cidade nos ensina essa visão empresarial, esse povo participativo, e isso vai agregar muito nessa nova etapa”,destacou.
Ela também ressaltou os avanços na segurança pública regional. “A Central de Monitoramento será um diferencial importante, mas ela só funciona com a participação da comunidade. A informação que chega à Polícia Militar é essencial para que possamos trabalhar com inteligência e construir uma segurança pública ainda melhor”, explicou.
Sobre a nova função na Capital, Arlene explicou que seguirá mantendo vínculo com o município.
“A família permanece em Jaraguá do Sul. Já trabalhei junto ao Fundo da Criança e do Adolescente do Estado e tenho experiência na área de contratação de serviços. Espero aprender ainda mais na Secretaria e levar o conhecimento dos municípios atendidos pela 12ª Regional”, finalizou.