Coronel Arlene lança livro sobre os 40 Anos de História das mulheres na PMSC

Foto: PM/Divulgação

Por: Claudio Costa

15/03/2024 - 18:03 - Atualizada em: 15/03/2024 - 18:55

Na noite da última quinta-feira, 14, a coronel Arlene Sousa da Silva Villela, Comandante do 12º Comando Regional de Polícia Militar, lançou, em Florianópolis, o livro Polícia Militar Feminina em Santa Catarina: 40 Anos de História.

O evento contou com a presença do comandante-geral da PM, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, e do subcomandante-geral da corporação, coronel Alessandro José Machado.

A história das mulheres na Polícia Militar de Santa Catarina começou em 1983, quando a Lei nº 6.209 criou o quadro de policiais femininas no Estado. As primeiras 27 mulheres enfrentaram desafios para ingressar na Polícia Militar, abrindo caminho para outras.

Nas últimas quatro décadas, a presença feminina na corporação cresceu consideravelmente. Elas atuam em diversas áreas, como policiamento ostensivo, rede catarina, patrulha escolar, programas preventivos, serviços administrativos, área da saúde, inteligência e policiamento especializado.

A jornada das mulheres na Polícia Militar é marcada por dedicação e superação. As primeiras policiais militares servem de inspiração para as novas gerações, tanto que, em 2023, o Comando-Geral da PM homenageou as pioneiras com a entrega da Medalha Lealdade e Constância em uma solenidade no Dia Internacional da Mulher.