A Matriz de Risco Potencial divulgada nesta quarta-feira (13) pelo Governo do Estado classifica 13 das 16 regiões catarinenses como em estágio “gravíssimo” (cor vermelha) para transmissão do novo coronavírus. A atualização apresenta uma piora do cenário, uma vez que o boletim da semana passada colocava dez regiões em alerta máximo para a doença.
As regiões da Grande Florianópolis, Carbonífera e Alto Vale do Itajaí foram classificadas em nível “grave” (cor laranja). Todas as outras estão no risco “gravíssimo”. São elas: Médio Vale do Itajaí, Foz do Rio Itajaí, Alto Uruguai Catarinense, Extremo Oeste, Extremo Sul, Laguna, Serra Catarinense, Nordeste, Alto Vale do Rio do Peixe, Meio Oeste, Oeste, Planalto Norte e Xanxerê.
Segundo a epidemiologista Maria Cristina Willemann, a maioria das regiões apresenta ocupação de leitos acima dos 70%. “O que mais chamou a atenção foi um aumento no número de casos confirmados durante a semana, o que possivelmente é um indicativo de como a pandemia pode se encaminhar nas próximas semanas”, completa.
Proibições e limites de ocupação no risco “gravíssimo”
- Proibida a realização dos jogos esportivos coletivos recreativos, como as patotas nos soccers;
- Proibida a abertura de casas noturnas e pubs;
- Permitida a abertura de shopping centers com 50% da capacidade;
- Permitido o funcionamento de parques aquáticos com 50% de ocupação;
- Permitido o funcionamento de igrejas e templos religiosos com 30% da capacidade;
- Eventos sociais, como casamentos, aniversários e jantares, podem ocorrer com 30% de ocupação;
- Permitida a abertura de cinemas e teatros com 30% de ocupação;
- Academias de ginástica podem funcionar com 30% da capacidade.
Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: