Conselho dos Idosos promove debate sobre violência contra a pessoa idosa em Jaraguá do Sul

Por: OCP News Jaraguá do Sul

13/06/2017 - 13:06 - Atualizada em: 13/06/2017 - 13:12

*Com informações da assessoria de comunicação

O Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos (CMDI) e a Secretaria da Assistência Social e Habitação promovem no próximo dia 20, a partir das 13h30, no Centro de Convivência (pavilhão C do Parque de Eventos), um debate sobre a violência contra a pessoa idosa.

De acordo com a presidente do CMDI, Marli Cardoso Baehr, o evento é alusivo ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa (15 de junho – data instituída pela Organização das Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa).

Marli Baehr informa que este evento tem como propósito discutir e avaliar como está a questão da violência contra o Idoso no município de Jaraguá do Sul. Para isso, estarão envolvidos a população idosa, profissionais das áreas da Saúde e da Assistência Social. A participação também é aberta à comunidade em geral. A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrições.

O evento tem abertura marcada para 13h45, devendo contar com as participações do prefeito Antídio Lunelli e da secretária de Assistência Social e Habitação, Maria Santin Camello, entre outras autoridades municipais. A programação envolverá uma apresentação teatral da peça “Velho Joaquim”, com o Grupo Gats, às 14 horas, abordando, de forma lúdica, a questão da violência e suas várias formas de manifestação. Na sequência, ocorrerá um diálogo com o promotor Diego Rodrigo Pinheiro, da 8ª Promotoria de Justiça, e a juíza da 1ª Vara Criminal, Anna Finke Suszek. Encerramento está previsto para as 15h30.

A presidente do CMDI explica que o evento tem entre as questões a serem abordadas nesse diálogo com os representantes do Ministério Público, está a identificação das diferentes formas de violência contra os idosos.“Precisamos entender que a violência contra o idoso não está somente na forma física, temos muitos idosos que sofrem a violência econômica, psicológica e do abandono; o que observamos neste século XXI são muitosidosos órfãos de filhos vivos”, destaca Marli Baehr.

Ela argumenta que “o número de denúncias recebidas pelo Disque 100, Ministério Público, os atendimentos realizados na Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso e os casos acompanhados pela Política de Assistência Social reforça a necessidade de buscarmos ações de conscientização e debate para combater essa prática, de entendermos que a violência existe e não podemos aceitá-la como normal”.

Em Jaraguá do Sul, denúncias devem ser feitas ligando para 0800 642 0156 (Ouvidoria PMJS).