A tradicional assinatura na Carteira Nacional de Vacinação está sendo substituída pelo aplicativo Conecte SUS. Com a vacina contra a Covid-19, as pessoas podem emitir o seu certificado de vacinação por meio do app. Além de poder consultar o tipo de dose aplicada, o lote de fabricação e a data em que o imunizante foi tomado. O site desenvolvido pela Prefeitura de Criciúma, a plataforma Minha Vacina (minhavacina.criciuma.sc.gov.br) traz informações sobre a modalidade.

O aplicativo é elaborado pelo Ministério da Saúde (MS) e também é usado para registrar a trajetória de quem busca atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "Muitas pessoas estão questionando onde elas podem emitir o certificado de vacinação contra a Covid, e o aplicativo do ministério traz essa facilidade. Na palma da mão, o cidadão pode emitir seu certificado e além de acompanhar a vacinação, como também a previsão da aplicação da segunda dose. As informações contribuem para evitar que uma pessoa tome doses de laboratórios diferentes", ressaltou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

Como fazer o cadastro?

Primeiro passo é baixar o aplicativo pela App Store e pela Play Store. O cidadão usará somente o número do CPF ou da Carteira Nacional de Saúde. O registro também pode ser feito em um computador por meio do site conectesus-paciente.saude.gov.br.

De acordo com o MS, o aplicativo terá mais informações sobre seus medicamentos, suas consultas e seus exames; verificar quais hospitais, postos de saúde e serviços de urgência estão mais próximos de você; marcar consultas de rotina; ter acesso a informações importantes sobre saúde; ter acesso à Carteira Nacional Digital de Vacinação; e tirar dúvidas sobre o SUS.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp