Comitiva de Blumenau conhece iniciativas da Associação Amigos da Segurança de Jaraguá do Sul e Região

Por: Claudio Costa

20/05/2022 - 15:05 - Atualizada em: 20/05/2022 - 15:45

Uma comitiva de Blumenau veio conferir de perto uma das iniciativas que fazem Jaraguá do Sul ser uma das cidades mais seguras do Brasil. O grupo conheceu o case de sucesso da Associação Amigos da Segurança Pública de Jaraguá do Sul e Região, entidade que busca auxiliar as polícias Civil, Militar, Científica e Penal da região em diversas frentes.

Na quarta-feira (18), a visita capitaneada pelo comandante do 7º CRPM (Comando Regional de Polícia), coronel Luiz André Pena Viana de Oliveira, foi realizada no Cejas (Centro Empresarial de Jaraguá do Sul).

A recepção foi feita pelo comandante do 12º CRPM, Coronel Alessandro José Machado, pelo comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, tenente-Coronel Valdeci Oliveira da Silva, e pelo presidente da associação Álvaro Leithold.

Também participaram do evento representantes do CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Blumenau, da Associação Empresarial Brusque, policiais militares, agentes das polícias Científica e Civil dos municípios atendidos pela associação.

Modelo levado para o Estado

Leithold lembra que a Associação Amigos da Segurança Pública de Jaraguá do Sul e Região já recebeu representantes de outros municípios. Grupos de Joinville e Itajaí buscam replicar o modelo de sucesso de Jaraguá do Sul. O presidente acredita que o cinturão de segurança jaraguaense está sendo ampliado.

“É inegável que o espírito associativista da população e do empresariado de nossa região são diferenciados e garantia do desempenho de nossa associação. Esta união de forças está presente onde o estado não consegue, oferecendo melhores equipamentos e condições para que a expertise de nossos policiais nos ofereça a segurança de que hoje dispomos”, comentou Leithold.

Foto: Luiz Wiltner/12º CRPM/Divulgação

Viana destaca que ouviu falar muito do modelo desenvolvido em Jaraguá do Sul e região. Conhecendo a forma como os associados ajudam na qualidade da segurança, os membros da comitiva vão voltar para Blumenau para implantar a ideia com adaptações para a região.

“Com o apoio que nos foi oferecido pelo Álvaro, voltamos para casa para apresentar um pouco do que vimos e ouvimos aqui. Vamos conversar com nossa população, empresários e acredito que podemos caminhar a passos largos para que, não apenas Jaraguá, mas, o nosso Estado seja o mais seguro para se viver”, finalizou o Coronel.

Após o evento, foi dado prosseguimento à assembleia ordinária, que culminou com a manutenção da atual diretoria à frente da associação por mais um ano.