Na tarde desta sexta-feira, 27, o Comando-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou um encontro entre os veteranos comandantes-gerais da corporação e os cadetes da Escola Superior de Formação de Oficiais (ESFO). O evento ocorreu no Salão Nobre do Quartel do Comando-Geral (QCG), em Florianópolis.
Prestigiaram a solenidade o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, o subcomandante-geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado, o chefe de Estado-Maior-Geral, coronel Jailson Aurélio Franzen, além dos veteranos comandantes-gerais, coronel Sidney Carlos Pacheco, coronel Walmor Backes, coronel Nazareno Marcineiro, coronel Valdemir Cabral e coronel Dionei Tonet.
Durante o encontro, foi apresentado o retrato reconstituído do 1º sargento Cândido José Telles, o único policial militar praça a ocupar o posto de comandante-geral da PMSC, no período de 1º de abril a 30 de junho de 1848.
Devido à inexistência de registros fotográficos do sargento Telles, uma pesquisa com imagens de seus descendentes, somada ao uso de inteligência artificial, possibilitou a reconstituição aproximada de seus traços.
Além disso, foi apresentado o Plano Estratégico de Comando 360º, que define as diretrizes para a corporação entre 2023 e 2033, bem como projetos estruturantes. Entre os temas discutidos, destacou-se o projeto “Ordem Pública 5.0”, que ressalta os efeitos positivos dos investimentos em segurança pública, tanto na manutenção da ordem social quanto no fortalecimento da economia estadual.
Ao final, os cadetes visitaram as instalações do histórico edifício do QCG e suas diretorias, tendo a oportunidade de conhecer mais sobre as seções e atividades realizadas, como o Estado-Maior-Geral (EMG), o Centro de Comunicação Social (CCS), a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) e a Diretoria de Apoio Logístico e Finanças (DALF).
Estiveram presentes também os presidentes das associações do Triângulo Dourado (ADT), subtenente da reserva remunerada Carlos Antônio, presidente da Associação dos Militares Estaduais de Santa Catarina (AME), subtenente da reserva remunerada Cléber de Paulo Irmão e o vice-presidente da Associação de Praças de Santa Catarina (Aprasc), 3º sargento Júlio Cesar Ferreira Casé.