Comandante do 14º BPM comenta ações que resultaram na apreensão de sete armas em Jaraguá do Sul

Espingardas e revólver foram trazidos de fora da cidade | Foto: 14º BPM/Divulgação

Por: Claudio Costa

24/03/2023 - 15:03 - Atualizada em: 24/03/2023 - 16:33

Duas ocorrências resultaram na apreensão de sete armas de fogo em Jaraguá do Sul. Os dois casos de porte e posse ilegal ocorreram na noite de quinta-feira (23), no bairro Chico de Paulo.

Na primeira ocorrência, por volta das 18h, os policiais militares abordaram um Honda Civic em atitude suspeita na rua dos Escoteiros, no bairro Chico de Paulo. No veículo com dois ocupantes foi localizada uma caixa papelão atrás do banco do motorista. Na embalagem foram encontrados uma pistola calibre 7,65 mm e um carregador 9mm vazio.

Um dos envolvidos, de 29 anos, disse que comprou a pistola em Corupá. As guarnições abordaram o vendedor no bairro Poço D’anta. Na residência, embaixo da cama, foram apreendidos um revólver calibre .38 carregado com seis munições, uma espingarda calibre 22 e mais 13 unidades de munições calibre 38.

Na segunda ocorrência, por volta das 20h, uma guarnição em rondas pela rua Joaquim Francisco de Paula, no bairro Chico de Paulo, bordou um veículo Volkswagen Saveiro, com placa de Camboriú. O condutor, um homem de 29 anos, e a passageira, uma mulher de 23 anos, apresentaram sinais de nervosismo. Durante a revista no veículo, foram encontradas quatro armas de fogo e diversas munições.

Os policiais militares encontraram um revólver calibre .32, uma espingarda calibre 12, uma espingarda calibre 40, uma espingarda calibre 36, 15 munições calibre .32, cinco munições calibre 12, 70 munições calibre .38 e cinco munições calibre 36.

Segundo a PM, todos os envolvidos foram presos por porte e posse ilegal de armas de fogo. Eles foram encaminhados para a Central de Plantão Policial de Jaraguá do sul.

Após a ocorrência em Jaraguá do Sul, os policiais fizeram contato com o 12º BPM, em Balneário Camboriú, onde foram encontradas mais armas e munições semelhantes às apreendidas em Jaraguá.

A interação entre as equipes resultou na prisão de mais indivíduos e na apreensão de duas pistolas, seis revólveres, cinco rifles, 4.027 munições de diversos calibres, 4.847 comprimidos de ecstasy, 266 gramas de cocaína, 53 gramas de maconha, 101 gramas de anfetamina, 50 maços de cigarro contrabandeados, três balanças de precisão, três celulares e 98 comprimidos de pramil.

Pistola, revólver e espingarda foram apreendidos na primeira ocorrência da noite | Foto: 14º BPM/Divulgação

Comandante destaca ação

O comandante do 14º BPM (Batalhão de Polícia Militar), tenente-coronel João Carlos Benassi Kuze, comentou sobre a importância de tirar de circulação esse tipo de armamento.

Segundo o oficial, a Polícia Militar trabalha em diversas frentes de combate ao crime na região composta pelos cinco municípios. A posse e o porte ilegal de armas de fogo acabam entrando nesse rol de atuação da PM como uma importante ação de prevenção ao crime.

“Nos somos totalmente a favor da posse e do porte legal de armas de fogo. É, inclusive, uma característica da nossa região. Muitas pessoas têm armas legais em suas casas. Somos entusiastas e temos os clubes de tiro como parceiros”, ressalta.

Mas o comandante completa que a PM não apoia a ilegalidade. “Ocorre que, mesmo não sendo o nosso foco, quando buscamos o controle de ações como o tráfico de drogas e formação de organizações criminosas na nossa região, nossas prioridades, acabamos desenvolvendo uma série de ações. O trabalho de inteligência, lincado com o trabalho da Polícia Civil, se depara com transações de armas ilegais. Isso resulta em ações como desta quinta, por exemplo”, completa.

De acordo com Kuze, o número de crimes registrados com armas legais é insignificante. A imensa maioria das pessoas que têm autorização para a posse e o porte de armas de fogo não se envolvem em qualquer problema. Quando se envolvem, são coisas pequenas e que podem ser facilmente resolvidas.

“Se começarmos a permitir outras situações, como a articulação de quadrilhas armadas aqui, tudo fica mais complexo. A gente não quer que isso aconteça e estamos sendo exitosos nisso”, frisa.

O oficial ressalta ainda que a instituição apoia o cidadão de bem. O 14º BPM faz um trabalho em Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba e Corupá que é destaque nacional. Mas, infelizmente, os policiais militares não vão estar em todas as esquinas e condomínios.

 

 

 

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre segurança pública da região (acidentes de trânsito , ações policiais):

Whatsapp

Grupo OCP Segurança

Telegram

OCP Segurança