Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Comandante anuncia reformulação do programa Bombeiro Mirim em Joinville

Foto Divulgação

Por: Gabriel Junior

27/02/2019 - 11:02 - Atualizada em: 27/02/2019 - 11:19

O Corpo de Bombeiros Voluntários recebeu, no último sábado, os 160 jovens do Programa Bombeiro Mirim. No próximo dia 23 de março ingressam mais 80 criança e adolescentes das novas vagas abertas para o ano letivo de 2019.

O ano de instruções iniciou com novidades: nas boas-vindas, o comandante Carlos Kelm anunciou a reformulação do conteúdo programático. O propósito é que os aspirantes, assim que completarem 18 anos, possam ingressar imediatamente nas escalas operacionais como bombeiros voluntários.

Nas palavras do comandante, que assumiu o cargo na sexta-feira (22), haverá “menos ordem unidade e mais prática das atividades” de bombeiro. Segundo ele, a proposta de reformulação do programa foi aprovada pela diretoria da associação no seu projeto de trabalho.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

“Vamos oferecer treinamentos para que ingressar nas escalas da corporação assim que fizerem 18 aos, sem a necessidade de passar por novo curso de formação”, disse.

O coordenador do Programa Bombeiro Mirim, Brasilio Catarino, disse que já aguardavam essa reformulação.

“Os treinamentos vão incentivar os adolescentes a permanecerem no Bombeiro Mirim”, avaliou.

Já o coordenador operacional, Odair Joni Farias, observou que a intensificação do treinamento das práticas bombeiris era uma demanda tanto dos líderes quanto dos pais dos mirins. Outro aspecto positivo, para ele, será a aproximação do grupo com os bombeiros.

“Vão perceber que o treinamento é uma constante, faz parte do dia a dia dos profissionais”, disse. “Estamos entusiasmados.”

Atividades externas

O aprimoramento do Programa já vinha sendo trabalhado pela coordenação operacional. Tanto que o conteúdo deste ano previa atividades externas para cada faixa etária. A principal delas são os acampamentos, onde os aprendizes terão que exercer autonomia e, por fim, pôr em prática as instruções de sobrevivência.

Dentro desta proposta estão organizadas três ações: em maio, as crianças do Mirim 1 e 2 participarão de um Acampadentro na garagem da corporação, vivenciando a rotina dos bombeiros; em julho, os Mirins 3, 4 e 5 passarão dois dias em  acampamento, com nível médio de dificuldade e, finalmente em novembro, os Aspirantes 1, 2 e 3 passarão três dias e duas noites em local distante da área urbana tendo que fazer a segurança do local, providenciar os alimentos e exercitar as técnicas de sobrevivência e salvamento.

Agenda 2019 │Programa Bombeiro Mirim

  • 16 de março — Treinamento de APH para os líderes
  • 23 de março — Início das atividades para os novos mirins e aspirantes
  • 17 de maio — Acampadentro: atividade para as turmas Mirim 1 e 2
  • 12 e 13 de julho — Acampamento: atividade externa para as turmas Mirim 3, 4 e 5
  • 15, 16 e 17 de novembro — Acampamento: atividade externa para as turmas de Aspirante 1, 2 e 3

Quer receber as notícias no WhatsApp?

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Gabriel Junior

Repórter de segurança pública e editor de conteúdos gerais