Com o registro de 221 milímetros de chuva nas últimas 36 horas, alerta para alagamentos e deslizamentos é emitido para a região de Jaraguá do Sul

Foto: Defesa Civil SC/Divulgação

Por: Claudio Costa

01/03/2021 - 08:03 - Atualizada em: 01/03/2021 - 08:45

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu, nesta segunda-feira (1º), um alerta para alagamentos e deslizamentos na região de Jaraguá do Sul.

Grandes volumes de água foram registrados nas últimas 36 horas em todos os cinco municípios.

Em Schroeder, foram registrados 249 milímetros de chuva durante o período.

Nas últimas 36 horas, a Defesa Civil de SC apontou que choveu 221 milímetros em Jaraguá do Sul.

“Por causa do grande quantitativa de chuva dos últimos dias, começa um processo de deslizamento nas encostas. O solo está muito encharcado e saturado e acaba ocorrendo esse fenômeno”, comenta o coordenador regional da Defesa Civil de SC, Osvaldo Gonçalves.

Foto: Defesa Civil SC/Divulgação

Um dos pontos em que ocorreu deslizamento foi no quilômetro 36 da SC-108.

O trecho fica a cerca de dois quilômetros do ponto onde ocorreu o incidente que atingiu dez residências na Vila Freitas.

“É um processo lento de acúmulo de material. Nós ficamos o dia inteiro naquele local com máquinas para fazer a liberação da pista. Nesta segunda ou na terça, devem vir um engenheiro, um geólogo e um hidrólogo para realizar uma vistoria”, explica Gonçalves.

Além dos deslizamentos, a preocupação é com os alagamentos. A previsão é de que a chuva pode persistir nos próximos dias.

A Defesa Civil do Estado está monitorando a cabeceira do rio Itapocu, em Corupá.

Outro ponto monitorado é a foz na Boca da Barra, em Barra Velha. A maré pode influenciar no represamento da água.

“Nós estamos verificando se há algum fenômeno de maré. Com a forte chuva, esse volume de água pode acabar sendo represada lá na foz. O rio está fluindo bem, apesar do registros de alguns pontos de alagamento em Guaramirim.

Volume de chuva nas últimas 36 horas:

Jaraguá do Sul: 221

Schroeder: 249

Guaramirim: 176

Corupá: 234

Massaranduba: 157