Os banhistas das praias do Extremo Sul precisam ficar atentos. Isso porque o 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM) finalizou nesse domingo a Operação Veraneio 2022/2023.
A partir de agora os postos de guarda-vidas ficam desativados, sem o serviço de salvamento aquático até o mês de novembro. As emergências devem ser acionadas através do 193.
As praias de Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Morro dos Conventos e Passo de Torres, durante os últimos três meses, receberam um efetivo de aproximadamente 200 pessoas, entre bombeiros militares e guarda-vidas civis. Durante o período foram feitas mais de 600 mil prevenções a afogamentos.
“Essa temporada foi desafiadora para nós, foi o primeiro ano em que não tivemos nenhuma restrição relacionada à Covid, com isso, aumentou o número de banhistas em toda a orla. Nossos guarda-vidas dedicaram horas e dias para cuidar do bem estar de cada um que escolheu nossos balneários para passar as férias”, afirma o comandante do 4º BBM, tenente-coronel BM Henrique Piovezam da Silveira.
Com a chegada do outono, além da água fria e dos dias chuvosos, as praias ficam sem banhistas, tornando-se inviável manter guarda-vidas diariamente nos postos. O serviço de salvamento aquático será retomado no mês de novembro, quando inicia-se a próxima operação veraneio.
“A gente busca sempre prevenir a ocorrência, orientando e dando atenção aos banhistas e nessa temporada não foi diferente. Saímos com números positivos. Agora é reunir os comandantes, alinhar o que acertamos e melhorar ainda mais nosso serviço para a próxima operação”, finaliza o subcomandante do 4º BBM, major BM Renan Fernandes.