Com o retorno das aulas em 2022, o 14º BPM (Batalhão de Polícia Militar) inicia as atividades de dois importantes programas de prevenção em Jaraguá do Sul e região. Nesta semana, o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) e a Rede de Segurança Escolar já estão presentes nas escolas da rede pública e particular.

No ano passado, mesmo com a pandemia, o Proerd não deixou de atuar. Os instrutores se adaptaram a nova realidade de aulas virtuais e híbridas. Ao fim de 2021, o programa formou 2.320 alunos em Jaraguá do Sul.

Foto: 14º BPM/Divulgação

“A expectativa é grande em poder retomar as aulas 100% presenciais nas escolas, todavia não deixaremos de observar os protocolos sanitários vigentes de prevenção à Covid-19 e suas variantes, visando resguardar a saúde de todos os envolvidos”, destaca coordenadora do Proerd no 14º BPM, tenente Gabriella Nogueira Leal Cataneo.

Além da presença dos instrutores do Proerd nas escolas, a Rede de Segurança Escolar chega para fortalecer o elo entre a comunidade escolar e a Polícia Militar.

 

 

De acordo com o comandante do 14º BPM, tenente-coronel Valdeci Oliveira da Silva, somente no ano de 2021, foram realizadas 322 rondas escolares por meio da Operação Escola Segura.

As guarnições realizaram diversas palestras educativas e também reforçaram o policiamento preventivo. Os policiais militares interagiram de maneira constante nas unidades buscando tornar o ambiente escolar cada vez mais seguro.

Foto: 14º BPM/Divulgação

“A Operação Escola Segura foi montada no período em que os instrutores do Proerd não conseguiram realizar as atividades de forma presencial. Esses policiais militares, com o reforço de outras guarnições, realizaram a manutenção do contato com alunos, professores e diretores, oferecendo assim mais segurança nos estabelecimentos de ensino”, frisa Valdeci.

Em 2022, a Rede de Segurança Escolar continua o trabalho desenvolvido pela operação criada no ano passado durante a pandemia. A nova iniciativa se une a outras redes de prevenção do 14º BPM, como a Rede Catarina, Rede Comercial, Rede de Vizinhos e o próprio Proerd; para reforçar a interação com a comunidade.

 

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre segurança pública da região (acidentes de trânsito, ações policiais):

Whatsapp

Grupo OCP Segurança

Telegram

OCP Segurança