Clube de Tiro Jaraguá testa resistência de chapas de policarbonato da Bold

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Claudio Costa

05/11/2021 - 06:11 - Atualizada em: 05/11/2021 - 08:44

A equipe da empresa Bold, de Jaraguá do Sul, colocou um dos seus produtos, o policarbonato compacto, em uma verdadeira prova de fogo. Chapas de 10mm, 12mm e 15mm passaram por um teste de resistência com armas de fogo de diversos calibre no Clube de Tiro Jaraguá, localizado no bairro Czeniewicz.

A empresa trabalha com as melhores matérias-primas para produzir soluções com policarbonatos, acrílicos e outros materiais plásticos, que já substituem em muitos casos o vidro, sendo destaque no mercado brasileiro e da América Latina.

O instrutor de tiro Alessandro Federici conta que foram disparados tiros com pistolas, um revólver, uma espingarda e até um fuzil. Durante uma tarde no estande de tiro, respeitando critérios de segurança, foram utilizados os calibres .22LR, .380ACP, .357 Magnum, .40S&W, 9mm, 12GA e 5.56x45mm.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

“Eu fiquei muito impressionado com o resultado dos testes. O material é muito resistente. Na chapa de 15mm, o calibre 5,56mm até atravessou, mas deformou bastante. A .40 também atravessou legal a chapa. Agora, o resto dos calibres não atravessaram. O calibre .357, que o pessoal usa na caça do javali, não atravessou. Apesar de ser uma munição recarregada, ela é bem forte”, avalia Federici.

O consultor técnico da Bold, Luciano Hartmann, explica que as chapas de policarbonato apresentam o máximo em resistência entre os produtos fabricados pela empresa. Ele afirma que há muita dúvida do quanto o policarbonato compacto é resistente e, por isso, a empresa buscou os atiradores para fazer o teste.

“A gente vê o pessoal testando com pé de cabra, marreta, martelo tacape e taco de baseball. Mas a ideia foi convidar o pessoal do tiro para fazer um teste e ver o que acontece com essa chapa de policarbonato. Não é um produto para blindagem, mas é feito para ter resistência. A gente quis levar o produto ao extremo e ver até quanto ela aguenta”, destaca o consultor técnico empresa.

Foto: Bold/Divulgação

Hartmann destaca que esses materiais são muito usados na construção civil e na indústria. O policarbonato é usado na cobertura de piscinas, na fabricação de faróis e até na na fabricação das cabines de máquinas pesadas.

“Por exemplo, o policarbonato é usado em tratores que entram me áreas de mata e em minas, serviços muito agressivos. O trabalhador fica na cabine da máquina e ela não pode der feita de vidro, mas de um material que resista a queda de um objeto, de uma árvore pontiaguda. O policarbonato é o único produto do mercado que suporta esse tipo de agressão preservando a integridade do operador”, finaliza.

SERVIÇO

Clube de Tiro Jaraguá / Jaraguá Armas & Munições

Endereço: rua Jorge Czerniewicz 590, bairro Czerniewicz (fundos da Formato Piscinas);

Telefone:

(47) 9 9617-1752 Alessandro (instrutor de tiro);

(47) 9 9765-4445 Alex (vendedor de armas).