A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu, por volta das 13h20 desta sexta-feira (27), estado de alerta para a região de Jaraguá do Sul. A previsão aponta pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, rajadas de vento e possibilidade de alagamentos pontuais. O alerta para deslizamentos segue no nível muito alto.

De acordo com o órgão, a informação é válida pelas próximas três horas e envolve cidades do Litoral Norte, Grande Florianópolis, Baixo, Médio e Alto Vale do Itajaí. O mapa de precipitação acumulado das 7 horas da manhã de quinta (26) até as 7 horas da manhã de desta sexta (27) aponta o município de Jaraguá do Sul com mais chuva no Estado para o período.

Foram 124 milímetros em apenas 24 horas, enquanto a média mensal para o mês todo na região gira em torno de 300 a 400 milímetros. Por causa da precipitação, a região está em alerta a partir das 12 horas desta sexta-feira (27) até as 6 horas de sábado (28).

Apesar de tamanha chuva, houve apenas um registro de alagamento de via pública na Rua Ernesto Lessman, no Vila Lalau, durante a madrugada, segundo o gerente da Defesa Civil municipal, Marcelo Ludvichak.

“Pelo volume de chuva, tivemos pouca ocorrência, o que é devido ao trabalho preventivo desenvolvido na cidade”, avalia.

Ludvichak destaca entre outubro e fevereiro são os meses com histórico de muita chuva na região. Então, recomenda-se a manutenção e limpeza de calhas e do sistema de drenagem dos terrenos, o que evita alagamentos e deslizamentos.

Segundo o diretor da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Hideraldo Colle, houve quedas de muros em um loteamento na rua Manoel Francisco da Costa, no bairro João Pessoa, e em duas residências na rua Emílio Butzke, no bairro Três Rios do Norte.

Por causa do volume de chuva no curto espaço de tempo, a Defesa Civil de Jaraguá do Sul classifica o risco de deslizamento no nível muito alto para a cidade. Em casos de inclinação de postes e árvores, movimentação de rochas e terra próximo de residências, aparecimentos de rachaduras em muros e paredes, a Defesa Civil de Jaraguá do Sul pode chamada através do número 199.

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc...):

Whatsapp

Grupo OCP Segurança

Telegram

OCP Segurança