Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Cidades do Alto Vale do Itajaí já registraram mais que o dobro da chuva esperada para outubro

Foto: Divulgação / CBMSC

Por: Luan Tamanini

17/10/2023 - 14:10 - Atualizada em: 17/10/2023 - 16:43

As cidades de Mirim Doce e Taió, no Alto Vale do Itajaí, registraram mais de 450 milímetros de chuva na primeira quinzena de outubro, apontam dados da Epagri/Ciram. Segundo o órgão, que monitora as condições meteorológicas em Santa Catarina, isso representa mais que o dobro do esperado para o mês todo.

Dados divulgados pela Defesa Civil apontam que são esperados entre 140 e 180 milímetros de chuva na região durante o mês de outubro. Mirim Doce, porém, registrou 461,8 milímetros somente nas duas primeiras semanas do mês. Já Taió registrou 456,2 milímetros. Ou seja, cerca de 150% a mais que o esperado nas duas cidades.

O Epagri/Ciram destaca ainda que foi registrado um acumulado de 398,2 mílimetros em Salete, também Alto Vale do Itajaí, e 386,2 milímetros em Papanduva, no Norte do Estado.

Segundo a Defesa Civil, outubro é um mês de transição do período mais frio para os meses mais quentes do ano. Com isso, a chuva passa a ser de forma mais convectiva (aquecimento diário) e normalmente ocorre entre as tardes e noites, quando os temporais isolados também são frequentes no Estado. As chuvas, porém, ficaram mais intensas devido à presença do fenômeno El Niño, que atingiu principalmente a região Sul do Brasil.

As fortes chuvas atingiram todo o estado desde o dia 3 de outubro. Ao todo, seis pessoas morreram em decorrências das condições climáticas. Das 295 cidades de Santa Catarina, 125 decretaram estado de emergância. Além disso, Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, decretou calamidade pública.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp