Cidades de SC ficam abaixo de zero e Urupema chega a -4°C

Por: OCP News Jaraguá do Sul

29/04/2016 - 08:04

A sexta-feira (29) em Santa Catarina seguiu com as mesmas características dos últimos dias: muito frio. Em Urupema, na Serra, os termômetros chegaram a -4°C. Entre a região e o Oeste, várias cidades tiveram geada, com vegetação tomada pelo gelo desde a quinta (28).

O meteorologista Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia, informou por meio dos dados do Inmet/Ciram, as temperaturas mais baixas até as 6h:

Urupema: -4ºC
Bom Jardim da Serra: -2,5ºC
São Joaquim e Otacílio Costa: -1,5ºC
Monte Castelo: -1,2ºC
Fraiburgo: -1ºC
Lages: -0,9ºC
Vargem e Campo Belo do Sul: -0,8ºC
Ponte Serrada: -0,7ºC
Urubici: 0ºC

Aquecimento à tarde
“A tendência é que nesta sexta as temperaturas subam um pouco, com a tarde um pouco mais agradável”, informou Puchalski. No Oeste e na Serra, as temperaturas devem ficar entre 10ºC e 13ºC. Já nas demais cidades, devem variar entre 17ºC a 20ºC.

O dia deve ser nebuloso em quase todo o estado, com poucas aberturas de sol.

Como se forma a geada?
As condições para ocorrer geada são “céu claro e baixa temperatura”, explicou o meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins. O fenômeno pode ocorrer  com temperaturas positivas, desde que perto de 0ºC.

Neve em São Joaquim
Na quarta-feira (27), moradores de São Joaquim, na Serra de Santa Catarina,registraram pequenos flocos de neve por volta das 20h , segundo a Epagri/Ciram, quando a temperatura chegou a -1°C. No Morro da Antena, em Urupema, a temperatura chegou a -2°C até a meia-noite, com uma sensação térmica de -21°C.

Sincelo
Já na manhã de quinta (28), na Serra catarinense, pasto e vegetação amanheceram congelados. O sincelo, um fenômeno caracterizado pelo congelamento das gotas de água de nevoeiro em suspensão ao tocar com alguma superfície, foi registrado.

FONTE: G1/SC