Ciclone extratropical provoca ventos de 100 km/h e deixa rastro de destruição em Jaraguá do Sul

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Claudio Costa

30/06/2020 - 21:06 - Atualizada em: 30/06/2020 - 21:32

Uma forte rajada de vento causou estragos em diversos pontos de Jaraguá do Sul. Em pouco menos de cinco minutos, edificações foram destelhadas, árvores e muros, derrubados, na tarde desta terça-feira (30). O vendaval atingiu a cidade por volta das 16h e assustou muitos moradores.

Além dos prejuízos, o vento também causou queda de luz em praticamente toda a cidade. A Celesc estima que mais de 24,5 mil unidades consumidoras ficaram sem energia após o vendaval. Durante a noite, as residências de diversos bairros ainda estavam sem energia.

Os fortes ventos foram provocados por um ciclone extratropical que se formou na costa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. O alerta emitido pela Defesa Civil do Estado nesta segunda-feira (29) já previa rajadas de vento persistentes com velocidades entre 90 e 100 quilômetros por hora.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, o ciclone extratropical deve deslocar em direção ao oceano no início da madrugada desta quarta-feira (1º). Essa condição ainda deixa as rajadas de vento muito fortes superando os 100 quilômetros por hora. Os vendavais devem diminuir no fim da tarde.

Uma das cenas mais impressionantes foi a da queda de uma árvore na esquina da avenida Getúlio Vargas com a rua Ex-combatente Antônio Rita, no Centro. Outra ocorrência do tipo foi registrada na rua Bernardo Dornbusch, no bairro Baependi. Até o fechamento desta reportagem, os bombeiros voluntários ainda trabalhavam na retirada da vegetação.

Foto: Cláudio Costa/OCP News

O muro de um condomínio caiu na rua Expedicionário Antônio Carlos Ferreira, no bairro Nova Brasília. Após o incidente, metade da pista ficou para o trânsito no local. Operários fizeram a limpeza da via e o trânsito passou a fluir normalmente no local.

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Com a falta de energia, a Defesa Civil de Jaraguá do Sul precisou montar um posto na sede do Corpo de Bombeiros Voluntários. Todos os chamados referentes ao evento climático foram feitos através do número 193, já que o telefone de emergência 199 estava fora de operação.

A Defesa Civil ainda não tinha conseguido contabilizar o número de ocorrências registradas após o vendaval. Equipes ainda percorriam diversos pontos do município fazendo o levantamento dos prejuízos.

Estragos na Arena

Foto: Divulgação

O ciclone também danificou a Arena Jaraguá. O vendaval chegou a quebrar vários vidros da fachada, arrancou a estrutura, os brises da lateral do cemitério e fundos da Arena, que foram instalados recentemente.

Os estragos ainda atingiram calhas, rufos, telhas e luminárias. Os responsáveis pelo local farão um levantamento na manhã desta quarta para saber todos os prejuízos e quais manutenções serão necessárias.

Guaramirim atingida

Foto: Divulgação

Guaramirim também registrou prejuízos com o evento climático desta terça-feira. Os fortes ventos causaram o destelhamento de casas e empresas, além de inúmeras quedas de árvore e outdoors.

A Defesa Civil de Guaramirim está realizando um levantamento de informações sobre os danos. Também houve a distribuição de lonas e outros itens para as famílias atingidas. Estima-se que centenas de imóveis foram danificados. Até o momento, o maior número de ocorrências foi registrado no bairro Vila Amizade.

 

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc…):

Whatsapp

Grupo OCP Segurança

Telegram

OCP Segurança