Um ciclone-bomba deve se formar na próxima terça-feira (12) no Sul do Brasil e atingir áreas próximas do litoral em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
O alerta, emitido pelo Climatempo nesta sexta-feira (8), explica que o fenômeno é causado quando uma área de baixa pressão ganha força muito rápido, intensificando as chuvas.
A previsão é a de que o ciclone cause intensidade dos ventos e tempestades na região, com volumes de chuvas expressivos.
O alerta serve para a população ficar atenta, já que o ciclone-bomba pode causar enchentes e danos, de acordo com a intensidade.
De acordo com informações divulgadas pelo Climatempo, ainda nesta sexta-feira (8) uma frente fria deve ser formar no Sudeste e canalizar umidade da Amazônia.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), também emitiu um comunicado, informando que partes de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, todos os estados do Centro-oeste, Rondônia, Amazonas, Pará e Tocantins também têm risco de temporais nos próximos dias.
Nessas regiões, os acumulados podem chegar a 100 milímetros por dia, com ventos intensos, de até 100 km/h.