Desde o último domingo (17), a Defesa Civil de Blumenau registrou 22 ocorrências por conta das chuvas. Foram 16 deslizamentos de terra e cinco quedas de árvores. Até o momento, o caso mais grave ocorreu na rua Hermann Kratz, no bairro Velha Grande, onde aconteceu um desbarrancamento em direção à pista. Entretanto, a equipe da Secretaria Municipal de Conservação e Manutenção Urbana já realizou a desobstrução da via.

Somente nesta quarta-feira (20), houve 11 ocorrências, oito delas de deslizamento. O bairro mais afetado foi a Velha Central, com problemas relatados em vias como Hermann Kratz, Herman Barthel, Frederico Gielow, Emil Wehmuth, Dona Zulma, Anna Catharina Lens, José Reuter, Evaldo Eskelsen e José Pawlack. Em todos os incidentes, os moradores foram orientados pela Defesa Civil e ninguém precisou deixar o imóvel. Os bairros Itoupavazinha, Bom Retiro, Velha, Velha Grande, Progresso, Valparaíso e Glória também registraram ocorrências.

No inicio desta semana, a Defesa Civil emitiu um aviso meteorológico com a possibilidade de chuva contínua até sexta-feira (22). Desde domingo, as estações meteorológicas registram média de 73,1 mm de chuva. Neste mês, Blumenau já contabiliza 203 mm de chuva, acima da quantidade esperada para janeiro, que era de 183 mm.

Previsão do tempo

Nos próximos dias, a condição de instabilidade se mantém na região de Blumenau. Nesta quinta-feira (21), um sistema de baixa pressão continua provocando chuva persistente de intensidade fraca a moderada, o que resulta em volumes significativos.

Na sexta-feira (22), uma nova área alongada de baixa pressão favorece a condição para chuva a qualquer momento do dia. Somente no sábado (23), o sol volta a aparecer em meio à presença de nuvens, mas ainda assim com previsão de chuva isolada a partir da tarde.

Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: