Chuva intensa causa deslizamentos, queda de postes e cancelamento de eventos em Jaraguá do Sul

Pequeno deslizamento na Tifa Monos | Foto Defesa Civil/Divulgação

Por: Gabriel Junior

31/05/2019 - 09:05 - Atualizada em: 31/05/2019 - 09:48

A chuva intensa desde a tarde quinta-feira (30) provocou deslizamentos, queda de postes e interditou vias em Jaraguá do Sul.

Nas últimas horas, a Defesa Civil registrou deslizamento na rua Onelia Horst, no bairro Vila Lenzi. Um barranco deslizou por cima do muro e atingiu uma casa. Segundo o diretor Hideraldo Colle, o local foi interditado.

Na mesma região, houve um deslizamento em uma lateral próximo da Arena Jaraguá. Postes caíram sobre a via, interditando a passagem de veículos.

Deslizamento próximo da Arena Jaraguá | Foto Defesa Civil/Divulgação

No bairro Santa Luzia, a Defesa Civil recebeu informação de alagamento no loteamento Girassol na manhã desta sexta-feira e já está verificando a situação no local.

No bairro Tifa Monos, ocorreu um pequeno deslizamento e o local foi sinalizado pela Defesa Civil.

Na escola Guilherme Hannemann, no bairro Barra do Rio Cerro, duas salas foram fechadas preventivamente por causa de um deslizamento na quinta-feira.

Deslizamento nos fundos da escola Guilherme Hanemann, na Barra do Rio Cerro | Foto Fábio Junkes/OCP News

Moradores das regiões de encosta devem se manter alertas a sinais que precedem os deslizamentos de terra.

Colle também lembra que o prefixo 199 é apenas para comunicar situações de emergência e não para pedir informações sobre clima ou situação do nível dos rios.

Totais elevados de chuva e temporais localizados

A previsão para esta sexta-feira é de chuva persistente, moderada a forte em alguns momentos, com totais de 40 a 60 mm em média. O acumulado maior é esperado para o Planalto Norte e Litoral Norte. Segundo a Epagri/Ciram, persiste a condição de temporais localizados.

Nas demais regiões de SC, os totais de chuva devem variar de 15 a 30 mm em média, mas a situação é de atenção devido à chuva dos últimos dias.

Mau tempo causa cancelamento de pedal e caminhada

O pedal feminino rumo à Chiesetta Alpina, no Morro Boa Vista, e a caminhada pela Tifa dos Húngaros – eventos gratuitos, previstos para ocorrerem no sábado e domingo – foram cancelados em função das fortes chuvas, que devem se estender no final de semana.

Com isso, foram feitas adequações nos dois calendários. A etapa da Chiesetta, Alpina, que tinha saída prevista às 13h deste sábado (1º), da Sociedade Cultura Artística (Scar), foi transferida para 20 de julho. Antes, no dia 14 de julho, terá a pedalada no Rio da Luz.

Já a caminhada de domingo (2), que percorreria a Tifa dos Húngaros, teria concentração às 7h40 na Praça Ângelo Piazera. O evento também tem nova data: 20 de outubro. Antes disso, no dia 14 de julho, os caminhos conduzem ao Rio da Luz e as inscrições já estão abertas no jaraguadosul.caminhadas.info. São 100 vagas disponíveis.

Informações complementares na Diretoria de Turismo, pelo (47) 2106-8094.

Quer receber as notícias no WhatsApp?

 

 

Notícias no celular

Whatsapp

Gabriel Junior

Repórter de segurança pública e editor de conteúdos gerais