Chuva deixa estragos em todo o estado e deve continuar com menos força nesta quinta-feira

Divulgação/Defesa Civil

Por: Pedro Leal

04/10/2023 - 16:10 - Atualizada em: 04/10/2023 - 18:02

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram colaboram na atualização desta Nota Meteorológica para informar as condições esperadas para esta semana no estado. A previsão indica uma semana marcada por temporais e chuva volumosa, que intercalam com breves períodos de melhoria.

Nesta quarta-feira (04) a chuva continua em SC, mas diminui de intensidade entre a tarde e à noite. No entanto, persiste o risco para alagamentos, deslizamentos e enxurradas. Na quinta-feira (05), a chuva enfraquece na maioria das regiões, permanecendo de forma mais persistente e com totais elevados de 40 a 70 mm entre o Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, especialmente nas áreas mais próximas ao Paraná, com risco para alagamentos, deslizamentos e enxurradas.

Bombeiros

Seguindo com as atualizações do CBMSC no atendimento das ocorrências relacionadas com as chuvas intensas e volumosas que atingem o estado. Até às 16h desta quarta-feira, 04, foram realizados 83 atendimentos relacionados ao evento climático.

Foram registradas ocorrências nos Batalhões de Bombeiros Militar (BBM) com sede em: Canoinhas (9º BBM); Curitibanos (2º BBM); Joaçaba (11º BBM); Blumenau (3º BBM); Rio do Sul (15º BBM); Florianópolis (1º BBM); Balneário Camboriú (13º BBM); Itajaí (7º BBM); São Miguel do Oeste (12º BBM); Lages (5º BBM); Tubarão (8º BBM); Chapecó (6º BBM) e Xanxerê (14º BBM).

A região do BBM de Canoinhas foi a mais atingida até o momento, com 27 ocorrências registradas até então.

Divulgação/CBMSC

O Comandante-Geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, acompanha a situação diretamente do Centro Integrado de Operações, da Defesa Civil de Santa Catarina. Além disso, as 15 equipes especializadas de Forças-Tarefa do CBMSC já estão em sobreaviso, para rápido emprego, caso seja necessário.

As informações sobre a divisão dos batalhões e cidades abrangidas podem ser conferidas aqui: https://portal.cbm.sc.gov.br/index.php/estrutura/mapas

Reforçamos que em caso de emergência a população deve procurar o CBMSC pelo telefone 193.

Rios

Ainda na manhã desta quarta-feira (04), os níveis dos rios na região do Alto Vale do Itajaí subiram rapidamente e, às 8h (horário local), foram fechadas as comportas das Barragens Oeste (Taió) e Sul (Ituporanga), quando o nível do rio Itajaí-Açu em Rio dos Sul atingiu os 4,0 metros.

Entre a sexta-feira (06) e o domingo (08), as instabilidades voltam a ganhar força em SC, com chuva mais persistente no fim de semana e com acumulados elevados acima de 100 mm. Nesse período, há risco para ocorrências associadas a alagamentos e deslizamentos. Por conta dos altos volumes de chuva previstos combinados ao solo encharcado e os níveis dos rios mais elevados, também há risco para ocorrências de enxurradas e inundações graduais. Entre a tarde de sexta-feira e a madrugada de sábado, também há risco alto para ocorrências associadas a temporais e chuva intensa, como destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos, queda de galhos e árvores.

O mês de outubro normalmente já é mais chuvoso em comparação aos meses de inverno. Como destacado na previsão climática elaborada em consenso entre UFSC, IFSC, EPAGRI/CIRAM, AlertaBlu e Defesa Civil de SC no Fórum Climático Catarinense, neste ano a influência do fenômeno El Niño favorece a ocorrência de chuvas mais frequentes e intensas no estado. São previstos volumes de chuva acima da média, com chuvas intensas intercaladas com períodos de melhoria.

É importante ressaltar que a previsão do tempo pode sofrer alterações. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).