Reportagem de Heloísa Jahn para o jornal O Correio do Povo.
O simples fato de puxar uma coberta ou colocar uma manga comprida mostra que os dias de calor intenso chegaram ao fim. Após um verão com temperaturas altas em todo o Estado, os dias começam a ficar mais frescos porque o Outono, que marca a transição entre Verão e Inverno, começou nesta segunda (20).
A previsão da Epagri/Ciram indica que a estação deve ser típica em todo o Estado, com chuva e temperatura próxima à média climatológica devido à condição de neutralidade no Pacífico Equatorial. A partir de agora, os dias devem começar com temperaturas mais baixas, que vão aumentando gradativamente, mas sem descartar possibilidades de pancadas de chuva no fim do dia.
De acordo com o meteorologista Marcelo Martins, o Outono não é muito chuvoso e, neste início, permanecem características da estação anterior. “Gradativamente vai resfriando, pois já entraram duas massas de ar seco e frio e elas serão frequentes daqui para frente. Com o passar do tempo, os dias ficam mais secos, há diminuição no volume de chuvas e a temperatura vai declinando”, explica. Martins também comenta que nevoeiros e chuviscos também são comuns durante o Outono.
As primeiras massas de ar frio chegam a Santa Catarina em março e abril, o que aumenta a possibilidade de formação de geada e nevoeiros em algumas localidades. Porém, ainda assim há chances de dias com temperaturas elevadas, acima dos 30° C, formando os chamados “veranicos”. O meteorologista afirma que a partir de junho começam as características de inverno.