Uma cerimônia repleta de emoção e reconhecimento marcou a conclusão do Curso de Formação de Sargentos (CFS) 2024.1 da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).
A solenidade, realizada na manhã desta sexta-feira (9), na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul, formou 21 policiais militares de diversas unidades da instituição.
Os alunos, agora promovidos a 3º sargento da PM foram formados pela Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap) da Academia de Polícia Militar da Trindade.
Eles estão prontos para o cumprimento de inúmeras missões, bem como para comandar, conduzir e orientar suas respectivas frações de tropa.
A turma prestou uma homenagem ao Aluno Sargento Celso Ricardo May, que faleceu em 3 de maio de 2024, após sofrer um infarto enquanto dormia, deixando esposa e filha.
O Curso de Formação de Sargentos foi realizado dentro da filosofia de ordem pública, implantada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça.
Com uma carga horária de 510 horas/aula distribuídas ao longo de três meses, os policiais aprovados passaram por instruções, estágios, escalas de serviço e operações no campo da ordem pública.
O primeiro colocado da turma de Jaraguá do Sul, com média 9,77 na classificação geral do CFS, Sargento PM Clayton Marcos Clever, foi homenageado pelo seu desempenho destacado.
A solenidade contou com a presença do subcomandante-geral da corporação, coronel Alessandro José Machado, da comandante do 12º Comando Regional de Polícia Militar, coronel Arlene Sousa da Silva Villela, do comandante do 14º Batalhão, tenente-coronel João Carlos Benassi Borges Kuze, além de outras autoridades civis e militares.
Durante o evento, houve também a entrega da Medalha Cruz de Bravura, concedida aos integrantes da corporação que, no cumprimento do dever, se destacam por atos excepcionais de desprendimento, espírito de sacrifício, coragem e bravura, com risco de vida, devidamente comprovado.
Entre os sargentos que se formaram em Jaraguá do Sul, destaca-se o Sargento Rodrigo Miguel Pereira, que teve seu ato de bravura reconhecido no dia 18 de junho de 2023, quando, durante seu serviço na cidade de Luiz Alves, atendeu a uma ocorrência de incêndio e resgatou um idoso que estava no interior de uma residência em chamas.