Celulares Android e iOS podem ser localizados através de aplicativos

Serviço de localização não está atrelado ao chip, mas sim ao aparelho telefônico | Foto: Eduardo Montecino/OCP News

Por: Claudio Costa

10/06/2019 - 18:06 - Atualizada em: 10/06/2019 - 18:21

Um homem de 24 anos foi preso pela Polícia Militar por receptação de um telefone roubado em Guaramirim.

A prisão ocorrida no último dia 5 de junho só foi possível com a localização do aparelho através de um aplicativo.

O que muita gente não sabe é que tanto aparelhos Android como iOS, do iPhone, têm recursos que possibilitam a sua localização.

A ferramenta serve para encontrar o celular se ele for roubado, furtado ou mesmo perdido.

O consultor de tecnologia da Rede OCP de Comunicação, André Becker, explica que os dois sistemas operacionais possuem localizador por GPS, que podem localizar, bloquear e apagar dados que estejam no celular.

“Não só o serviço de localização vai garantir a segurança do seu celular no caso de perder ou mesmo ser roubado. Obviamente é muito importante você ter uma senha no seu celular. Se não houver, o serviço de localização pode ser desativado ou as suas informações podem ser acessadas”, comenta Becker.

Aplicativo nativo

No Android, a pessoa pode procurar pelo serviço chamado Encontrar o Meu Dispositivo, que é atrelado à conta do Google.

No iOS, os usuários podem procurar pelo Buscar o Meu iPhone, que está integrado ao iCloud. De acordo com André, há outros aplicativos de localização que podem ser baixados nos smatphones.

“Os aplicativos nativos funcionam apenas quando o telefone está ligado. Além de estar ligado, ele tem que estar ligado a uma rede wi-fi ou uma rede 3G. Com o telefone ligado na internet, o dono vai conseguir localizar ou mesmo apagar os dados”, comenta Becker.

O consultor de tecnologia ressalta que há aplicativos pagos ou disponibilizados gratuitamente que são capazes de localizar um aparelho celular mesmo que ele esteja desligado.

Se o chip for retirado e um novo for colocado, o celular ainda poderá ser localizado.

De acordo com Becker, o serviço de localização não está atrelado ao chip, mas sim ao aparelho telefônico.

Ou seja, desde que esteja ligado em uma rede de internet, ele vai dar a sua localização através da conta Google, no caso do Android, ou da conta do iCloud, no caso do iOS.

Localização em buscas

Uma outra situação em que o localizador do celular poderá ser útil é no caso do dono se perder em algum local.

Tanto em área de mata quanto em um centro urbano, é possível que as equipes de emergência encontrem a pessoa desaparecida.

“Se pessoa eventualmente se perdeu numa mata, o serviço de localização pode ajudar as equipes de busca. Ou até mesmo no caso de uma pessoa com Alzheimer ou uma criança pode ser localizada. As crianças já têm acesso a esses dispositivos e eles podem ser utilizados com este fim”, destaca.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?