Com a volta às aulas nos Centros de Educação Infantil (CEI’s) da Afasc no mês de fevereiro de 2021, as creches tiveram que se adequar as necessidades das crianças, ao mesmo tempo que conquistam a confiança dos pais.

Para preparar os espaços, a equipe multidisciplinar do Departamento de Educação Infantil (DEI) da associação, produziu o projeto de adaptação “Criando Elos”, que tem proporcionado momentos prazerosos para que as crianças e familiares, construam vínculos com professores, colegas e funcionários das 35 creches, através de vivências significativas.

Segundo a coordenadora do DEI, Andreza Dagostim, a adaptação à creche nessa volta das atividades está sendo levada em consideração aspectos novos, mas que não interferem na busca do desenvolvimento integral da criança. “Nossas profissionais estão trabalhando com planejamentos lúdicos, permitindo que as crianças ampliem seus conhecimentos por meio de brincadeiras. Vale destacar que é muito importante a paciência e o apoio da família durante esse momento de adaptação, pois durante o ano de 2020 as crianças passaram a ficar mais tempo em casa e conviver mais com a família, por isso é importante agir com cautela durante esse período”, ressalta.

 

Dicas para os familiares para facilitar a adaptação escolar:

Nesse momento de adaptação na creche, é importante que os pais e familiares contribuam para diminuir os impactos negativos causados pela ida ao ambiente escolar em bebês e crianças. Confira as dicas abaixo:

  • Tenha paciência, pois a adaptação acontece de forma gradual.
  • Crie uma rotina de horários com seu filho, desta forma ele sentirá segurança.
  • Demonstre confiança ao deixar a criança no CEI.
  • É importante que, caso tenha idade hábil, a família explique para a criança a importância de se proteger com o uso da máscara de forma correta no ambiente escolar.
  • Administrar a emoção na hora de deixar a criança na creche.
  • Busque se envolver ativamente com as atividades escolares.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp