Na manhã desta quarta-feira (29), a plenária do mês de maio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul (CDL) trouxe orientações sobre a segurança digital e a prevenção de fraudes virtuais.
O encontro, realizado no Clube Baependi, contou com a presença do delegado regional Eric Issao Uratani, chefe da 15ª Delegacia Regional de Polícia Civil, que apresentou aos comerciantes as principais estratégias para se proteger dos golpes mais comuns, discutindo também medidas de segurança para as atividades do cotidiano.
“A prevenção é sempre ter cuidado. A gente tranca a casa quando sai, tranca o carro ao estacionar. Então, não podemos baixar a guarda no ambiente virtual. É importante verificar sempre a autenticidade das mensagens e documentos recebidos”, frisou o delegado.
Já o presidente da CDL, Paulo Schwarz, destacou a importância de se estar bem-informado e preparado, reforçando o papel da prevenção e da colaboração entre a comunidade e as autoridades para a manutenção da segurança.
“No comércio, temos desafios e transformações constantes. A CDL está aqui para trazer informações e trocar experiências, apontando caminhos”, colocou. Entre os crimes digitais mais comuns no momento, Uratani alertou sobre a falsificação de instituições financeiras e centrais de atendimento, o golpe do falso PIX e do falso boleto. “A recomendação é sempre conversar pessoalmente com a pessoa da mensagem. Com a inteligência artificial, os golpes estão se aprimorando, dificultando ainda mais a identificação”, explicou o delegado.
Ele também sugeriu medidas preventivas como o uso de câmeras de segurança, biometria, verificação em duas etapas dos sistemas e acompanhamento das notícias para se manter atualizado sobre novos golpes.
No caso de dúvidas, também é recomendado entrar em contato com a equipe da sua instituição financeira, para orientações e confirmações. Junto às orientações sobre fraudes virtuais, Uratani reforçou sobre a importância de a população prestar o boletim de ocorrência, o famoso “BO”, no caso de ter sofrido uma fraude, levando o máximo de informações possíveis para contribuir com o trabalho da polícia. Segundo a autoridade, atualmente, a abertura do BO é um processo facilitado, podendo ser feito online ou pessoalmente, em qualquer unidade da Polícia Civil.
O encontro da CDL também contou com uma apresentação da Polícia Científica para esclarecimentos. O perito criminal Jonas de Freitas Hühlkamp explicou o trabalho realizado pela equipe, que é responsável pelas perícias e análises que levam à conclusão dos casos
. O profissional destacou a importância da informática forense e dos exames periciais no apoio às ações de investigação. “Sempre que houver um crime, é importante manter o local exatamente como o criminoso deixou. Isso facilita o trabalho da polícia”, enfatizou Hühlkamp.