CBVJ recebe visita de um dos investidores mais bem sucedidos do país

Jayme Garfinkel (de óculos, no centro), Moacir Thomazi (de azul, atrás), comandante Jaekel Souza, membros da diretoria da Associação e do Núcleo de Corretoras de Seguros da Acij | Foto Divulgação/Bombeiros Voluntários de Joinville

Por: Gabriel Junior

22/02/2019 - 08:02 - Atualizada em: 22/02/2019 - 08:45

“É um milagre, um exemplo fantástico!” Assim o presidente do Conselho de Administração da Porto Seguro Seguros – líder do ramo no mercado brasileiro no segmento imobiliário e case de inovação -, Jayme Garfinkel, descreveu o Corpo de Bombeiros Voluntários. Ele esteve em Joinville nesta terça-feira (19) a convite do Núcleo de Corretoras de Seguros da Associação Empresarial (Acij) e incluiu a visita à corporação no roteiro.

O presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários, Moacir Thomazi, apresentou a estrutura operacional, destacando três aspectos relevantes para a corporação: a gestão voluntária, a tecnologia empregada na construção do prédio da Unidade Central (inaugurado em 2017) e a contribuição da comunidade (pessoas físicas e jurídicas) na viabilização do modelo. “A nossa maior fonte de recursos são as doações que a comunidade por meio da conta de energia elétrica”, reforçou Thomazi.

Garfinkel, considerado pela revista Forbes – 2018 um dos investidores mais bem sucedidos do país, disse conhecia o conceito de bombeiros voluntários desde o ano 2000, quando presidiu o Sindicato de Companhias de Seguro e Capitalização do Estado de São Paulo. Porém, nunca havia estado em uma corporação do gênero. “A minha sensação é de surpresa”, disse, justamente pelo envolvimento da comunidade na viabilidade econômica e operacional.  Para ele, o maior desafio para os brasileiros é envolver a população nas causas e soluções ao invés de “deixar tudo para o governo resolver”. “Aqui se conseguiu esse resultado. A cidadania só vem quando a comunidade se envolve”, defendeu.

Visitante conheceu os projetos socioassistenciais e culturais

Durante a visita, Garfinkel conheceu os projetos socioassistenciais e culturais do CBVJ, como o Programa Bombeiro Mirim, Banda dos Bombeiros e o Museu do Bombeiro Voluntário. O executivo da Associação, Matheus Cadorin também apresentou a Heroyz, grife lançada em 2018 em parceria com o Instituto Mobi. Os criadores da marca, que defende a causa bombeiril, apostam no upcycling — utilizando uniformes, roupas de combate a incêndio e equipamentos que seriam descartados pelo esgotamento da vida útil — para transformar em produtos com qualidade e design.

O empresário paulista foi presenteado com os livros “Voluntários do Imprevisível” — que conta parte da história dos 125 anos da corporação —, lançado em 2017 e o “Atas Históricas do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville – De 1892 a 1938” — como o próprio nome diz, traduz do alemão os registros documentais dos primeiros 46 anos da entidade —, que será lançado em março, camiseta e acessórios da grife Heroyz.

A visita do Jayme Jayme Garfinkel foi acompanhada pelos vice-presidentes da Associação Ednelson José Meyer e Dolores Carolina Tomaselli, pelo conselheiro Vicente Resende, e Paulo Zendron (representou o vice-presidente Mário Zendron); pelo comandante do CBVJ, Jaekel Souza; Marcos Kafer, gerente da sucursal SC da Porto Seguros; pelo presidente Felipe Eduardo Vieira e diretoria do Núcleo de Corretoras de Seguros da Acij.

Foto Divulgação/Bombeiros Voluntários de Joinville

Quer receber as notícias no WhatsApp?