Casa Moretti, imóvel histórico do bairro Nereu Ramos, foi destombada para demolição

Por: OCP News Jaraguá do Sul

14/11/2017 - 17:11 - Atualizada em: 15/11/2017 - 15:45

Um dos imóveis mais conhecidos de Jaraguá do Sul, a Casa Moretti, localizada no bairro Nereu Ramos, foi destombado e deverá ser demolido. A decisão foi tomada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural, Arqueológico, Artístico e Natural (Comphaan) após parte da casa da família Moretti, no bairro Nereu Ramos, ficar comprometida.

O engenheiro Carlos Baratto, do Setor de Patrimônio da Prefeitura de Jaraguá do Sul, explica que o imóvel pode ser demolido, pois não está mais sob a proteção do Setor de Patrimônio. “Muitas vezes, a população pergunta porque damos o alvará para a demolição de um local com valor histórico. É preciso deixar bem claro que a decisão foi tomada pelo Comphaan e que está acima da nossa competência. O Setor de Patrimônio foi contra essa alternativa por quatro meses. Nós fizemos tudo com a comprovação de documentos”, dispara.

A residência estava há cerca de dois meses no centro de um debate. Alegando que a construção está debilitada, um pedido de destombamento por interesse público foi apresentado pela Prefeitura ao Comphaan, pois há intenção da construção de uma rotatória no local. A tendência para derrubada da casa aumentou quando, no dia 4 de outubro, parte da estrutura cedeu.

O imóvel faz parte do Núcleo Histórico do Santo Antônio e Complexo de Casas Alberto Moretti, junto da Igreja Santo Antônio de Pádua e do cemitério. O ponto ainda está incluso na rota de imigração italiana e rota dos hotéis. Conhecida pela comunidade, a casa tem 212 metros quadrados e está abandonada atualmente. Por um longo período, abrigou um comércio local. De acordo com Baratto, a edificação contém traços da influência teuto brasileira, caracterizada por elementos marcantes da construção ítalo brasileira. “A planta da casa é baixa, com escadaria interna de madeira e fundação de pedras de granito”, detalha.