A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Coordenadoria de Operações Policiais com Cães (COPC) informou que, agora, conta com uma nova especialidade no âmbito das operações com cães, voltada à busca de restos mortais humanos e para a localização de pessoas vivas.
Segundo o coordenador da COPC, delegado Ronaldo Neckel Moretto, este avanço técnico é resultado de um processo de treinamento especializado conduzido pelo Núcleo de Operações com Cães de São Lourenço do Oeste, que culminou na formação de um cão capacitado para atuar em missões de busca e resgate.
- Mulher dá veneno para rato, fica com dó e leva o animal para consulta veterinária
- Estudo revela ranking dos países mais felizes do mundo
Atualmente, o cachorro se encontra em fase de prova de conceito operacional, para aferir sua eficiência e operacionalidade em operações reais.
Dada a importância deste processo de validação, as unidades policiais que enfrentem situações que demandem o uso desta especialidade canina, poderão entrar em contato com a Coordenadoria de Operações Policiais com Cães (COPC).
“A participação de nossas delegacias e especializadas na aplicação prática do cão em cenários reais contribuirá significativamente para a certificação final de sua operacionalidade”, assinalou o delegado Moretto.