Na manhã desta terça-feira (18), o Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul recebeu uma moção de aplauso do Legislativo Municipal pela passagem dos 56 anos de história da corporação.

Na matéria, os vereadores chamam a atenção para os trabalhos executados pelos voluntários no município, como as prevenções e combates a incêndios, os resgates, os socorros e outras emergências.

Também lembram que a entidade presta serviços educacionais a jovens e adultos a fim de aumentar a segurança dos moradores da cidade.

O presidente dos Bombeiros Voluntários, João Alfredo Silveira, esteve na sessão para expor o trabalho da corporação em 2022.

Também estiveram presentes o comandante da corporação, Neilor Vicenzi, e a coordenadora administrativa da entidade, Luciana Fardoski Hamerschmitt.

Durante a sua fala, Silveira afirmou que as atividades da entidade têm sido acompanhadas com muito interesse pelos parlamentares municipais.

O dirigente também salientou que o reconhecimento da população jaraguaense ao trabalho dos voluntários é muito grande e que isso é notado nas contribuições que são feitas pelas pessoas, como, por exemplo, no pedágio anual que é feito nas ruas de Jaraguá do Sul.

“A comunidade de Jaraguá do Sul é muito solícita em relação aos Bombeiros e por parte das empresas a gente sempre recebe bastante apoio. Também por parte dos cidadãos, onde a gente tem uma importante fonte de receita que são as contribuições em contas de água e luz. Muitas vezes a pessoa contribui lá com um real, dois reais, cinco reais, mas somando tudo isso acaba sendo um recurso importante para a gente”, ressaltou.

O presidente da Câmara Municipal Jair Pedri (PSD) frisou a seriedade e a responsabilidade que a instituição tem em prestar contas do trabalho à comunidade.

Ele enfatizou que, em vários quesitos, os bombeiros são destaque entre as associações jaraguaenses.

“Nosso Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul é uma das instituições mais sérias que temos em nosso município. Séria na transparência do uso do dinheiro público e uma das mais eficientes na operacionalidade”, explicou.

Osmair Gadotti (MDB) lembrou que as subsedes dos bairros Barra do Rio Cerro e Nereu Ramos foram reativadas graças a um aumento de repasses do Executivo para a entidade.

Desde o ano passado, ele e os demais parlamentares vinham pleiteando esse aumento, inclusive com moção de apelo feita no Legislativo.

“Essas regiões estavam muito distantes do Corpo de Bombeiros e, quando acontecia algum incidente, o tempo que se gastava era muito grande para chegar até lá. Hoje em dia não, nós temos um recorde de agilidade”, salientou.

Anderson Kassner (PP) afirmou que é um orgulho para Jaraguá do Sul ter uma instituição como os bombeiros voluntários e advertiu que, se não fosse pelo comprometimento da sociedade jaraguaense em ajudar, a realidade não seria essa.

Ele agradeceu aos representantes da corporação pelo empenho feito em prol da coletividade no município.

“E quem agradece mais ainda é toda a comunidade. Fazem um trabalho maravilhoso que nos orgulha”, finaliza.