Câmara de Florianópolis emite nota em apoio ao vereador Lela

Guarnição do COBRA/BOPE foi acionada para analisar carro do parlamentar | Foto PMSC/Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

21/03/2019 - 14:03 - Atualizada em: 21/03/2019 - 14:14

A Câmara Municipal de Florianópolis emitiu nota de apoio ao vereador Vanderlei Farias, o Lela (PDT), que teve um rastreador veicular colocado em seu carro na noite desta quarta-feira (20), numa ação que, aparentemente, visa pressionar o legislador em sua atuação no Legislativo municipal.[

Lela foi surpreendido quando chegou ao seu carro na noite de quarta-feira. Informado por um porteiro de um edifício próximo onde estava estacionado o veículo, o vereador percebeu que um artefato preto estava acoplado na lataria. Pensando ser algo explosivo, acionou a PM que enviou uma guarnição  do COBRA/BOPE.

Após inspeção, foi constato tratar-se de um rastreador veicular. Lela prefere não fazer ligação de sua postura na função de vereador com a ação de quarta-feira a noite. “Não quero ser leviano e levantar qualquer suspeita”, disse o vereador que fez já havia sofrido ameças por telefone e fez registro de ocorrência na polícia;

A Polícia Civil, inclusive, emitiu nota informando de que foi instaurado um inquérito para apurar os fatos; que foi solicitada perícia do rastreador localizado no veículo do vereador; que foram solicitadas imagens das câmeras de monitoramento do estacionamento onde o veículo se encontrava no dia da ocorrência e que o vereador será chamado a depor para esclarecimentos pertinentes ao caso.

Nota da Câmara defende liberdade de expresão

No Legislativo, a nota divulgada pela Diretoria de Comunicação, assinada pela Casa, defende a atuação do vereador e critica qualquer forma de intimidação. Confira a nota:

“A Câmara Municipal de Florianópolis recebe com profunda preocupação a notícia da realização de um atentado contra a liberdade de um vereador desta Casa Legislativa. A democracia tem como base a atuação livre de seus parlamentares na defesa das causas e ideologias pelas quais foi eleito para representar a população. Qualquer tentativa de ameaçar, amedrontar ou restringir a atuação de um vereador é um ataque direto às fundações da Democracia no nosso País. Esta Casa oferece todo apoio institucional a Vanderlei Farias, o vereador Lela (PDT), nesse momento conturbado. E espera também uma apuração rápida e bem sucedida por parte das forças de Segurança do Estado de Santa Catarina na identificação dos criminosos responsáveis por esse atentado”.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?