A Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, atendendo a proposição do vereador Jonathan Reinke (Podemos), está apelando para que o Governo de Santa Catarina aumente o número de policiais militares no município.
A moção com o apelo foi aprovada na manhã desta quinta-feira (30). O texto da matéria ressalta que a segurança pública é uma das prioridades do Estado, mas que o efetivo da PM está defasado.
Segundo informações do Comando-Geral, hoje há cerca de nove mil e seiscentos soldados em Santa Catarina.
Para Reinke, é um quadro muito abaixo do necessário quando comparado com o número de habitantes divulgado no último Censo Demográfico, que é de mais de sete milhões de pessoas.
O parlamentar adverte que esse é um dos maiores déficit da história da corporação e que o último concurso público realizado foi em 2019 para preenchimento de 800 vagas para policiais.
O vereador destaca que a própria sociedade se sentirá mais protegida e segura com o aumento do efetivo e do policiamento ostensivo nas ruas.
“Sempre tenho dito que fazemos muito com o pouco de policiais que tem aqui. Mas não vamos esperar o nosso município se tornar violento para que tenhamos mais policiais militares”, declara.
A moção foi aprovada por unanimidade e enviada ao Governo do Estado, à Secretaria de Segurança Pública e ao Comando-Geral da PM catarinense para ciência do apelo.