Calor no domingo deve ser seguido por frente fria durante a semana, informa Defesa Civil

Foto: LipikStockMedia/Freepik

Por: Pedro Leal

12/11/2023 - 08:11 - Atualizada em: 12/11/2023 - 12:49

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para a possibilidade de temporais nos próximos dias, acompanhados de temperaturas elevadas, especialmente no sul de Santa Catarina.

O domingo deve ser marcado pelas temperaturas elevadas, com máximas de até 38º.

As condições climáticas se agravam nesta segunda-feira, com a formação de uma frente fria que deve trazer chuva abrangente para o estado, com possibilidade de granizo nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.

Domingo (12)

O domingo (12) deve iniciar ensolarado em Santa Catarina, mas a presença de instabilidades atmosféricas, calor e umidade fazem com que haja formação de nebulosidade conforme as temperaturas vão se elevando. Entre a tarde e à noite, há condição para o desenvolvimento de temporais isolados em todas as regiões do estado, especialmente no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. O risco é baixo a moderado para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos pontuais. O calor intenso segue sendo observado no estado, principalmente no Grande Oeste, Vale do Itajaí e norte catarinense, onde as máximas variam entre 32°C e 38°C.

Segunda-feira (13)

Na segunda-feira (13) o dia começa com sol, mas há aumento de nebulosidade em relação ao final de semana. O processo de formação de uma frente fria traz instabilidades para a região, e favorecem o retorno das chuvas de forma mais abrangente no estado, em especial nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, nestas áreas não se descarta a ocorrência de tempestades com raios, rajadas de vento e queda de granizo. O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais. Com a presença da chuva e da maior cobertura de nuvens, as temperaturas não sobem tanto quanto os últimos dias, mas ainda permanece a sensação de abafamento nas primeiras horas da tarde, com temperaturas por volta dos 30°C nas áreas ao norte de SC.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre a terça (14) e a quarta-feira (15) o avanço de uma frente fria, em combinação com o calor e umidade da região norte do Brasil, deixa o tempo instável na região. Esta condição favorece a formação de temporais acompanhados de chuva intensa, raios, rajadas de vento e granizo, principalmente no Grande Oeste e áreas de divisa com o RS. Nas demais regiões a chuva é menos abrangente, mas ainda há possibilidade de temporais isolados. Com a presença da chuva e da maior cobertura de nuvens, as temperaturas ficam mais amenas comparadas aos dias anteriores.