Caixa Econômica anuncia critérios para saques do FGTS inativo em 2017

Foto: EBC/Divulgação

Por: OCP News Jaraguá do Sul

13/02/2017 - 10:02 - Atualizada em: 13/02/2017 - 10:41

A Caixa Econômica anunciou os critérios para saques do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) inativo em 2017. Nesta terça-feira (14), a CEF vai disponibilizar um site e outros canais para o trabalhador poder consultar se tem conta, com saldo, ou não. Um deles será o número 0800 específico para tirar dúvidas sobre o assunto.

O mês de aniversário do dono da conta vai orientar calendário de liberação do fundo. Dessa forma, quem nasceu em fevereiro, por exemplo, poderá a sacar a partir de março. Já quem faz aniversário em março, vai receber em abril e assim sucessivamente. O calendário oficial com as datas de pagamento ainda será lançado, mas a expectativa é de que os pagamentos comecem a ser liberados a partir do dia 13 de março.

Naum Bruno, Gerente geral da Caixa Econômica Federal em Tabatinga, explica que são dois  os critérios para poder sacar o FGTS: se o trabalhador tiver sido demitido por justa causa ou se pediu demissão até dezembro de 2015. Naum ressalta ainda que não haverá burocracia para o saque.

Segundo o Ministério do Trabalho, mais de  18 milhões de contas enquadram-se neste critério. Nelas, estão depositados R$ 41 bilhões e 400 mil, a maior parte tem saldo inferior a um salário mínimo. Atualmente o trabalhador, pode consultar a conta do FGTS nas agências da caixa, para isso, é preciso levar um documento de identificação com foto e o número de inscrição PIS/Pasep.  Outra opção é a consulta nos caixas eletrônicos com o cartão cidadão.