Na tarde da última segunda-feira (17), o Canil Setorial do 14º Batalhão de Polícia Militar, como forma de valorizar seus incansáveis companheiros de trabalho, comemorou o aniversário dos cães com direito a bolo personalizado (confeccionado por Gisele Carin) e velinhas. Os cães Eros, Odin e Taison são irmãos e completaram 3 anos no dia 16 de abril, o cão Aron completará 3 anos no dia 17 de maio e o caçula da turma, o cão Zayon, tem apenas 9 meses. Atualmente 5 policiais militares e seus cães, integram o Canil Setorial: cabo Cattoni – cão Eros; soldado Baptista – cão Taison; soldado Luize – cão Aron; soldado Fietz – cão Odin; e soldado Freitas – cão Zayon.
Foto: 14º BPM/Divulgação
Foto: 14º BPM/Divulgação
A chegada dos cães, ainda filhotes, ocorreu quando eles tinham aproximadamente 45 dias e desde então os policias militares receberam a missão de cuidar, alimentar, treinar e compartilhar momentos únicos com seus companheiros. Nesta jornada, os cães foram treinados para busca e captura em áreas rurais e urbanas, busca e faro de armas e drogas e patrulhamento ostensivo. Dentre várias ocorrências com o auxílio do Canil, foram contabilizadas a captura de 27 indivíduos e apreensão de mais de 40Kg de drogas variadas, que foram localizadas através da indicação do faro dos cães. Além da atuação na área do 14º Batalhão, o Canil Setorial participou de várias operações policiais em cidades do Planalto Norte, prestou apoio à Receita Federal na fiscalização dos portos de Itapoá e São Francisco do Sul, prestou apoio para Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal.
Foto: 14º BPM/Divulgação
Foto: 14º BPM/Divulgação
O Canil Setorial do 14º BPM iniciou suas atividades no ano de 2011 e teve sua criação oficializada através da Portaria nº 0330 em 02 de abril de 2013, na época contava com dois policiais militares e dois cães. Com o passar do tempo e com resultados positivos obtidos através de capacitações, houve interesse de outros policiais que buscaram qualificação e hoje integram a equipe.