Com o quarto dia consecutivo de chuvas – três deles com volumes expressivos – e a previsão de continuidade de precipitação com volumes consideráveis até quarta-feira (16), Brusque entrou em situação de atenção para a ocorrência de deslizamentos de terra, conforme aviso da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina.
Até as 10h desta terça-feira (15), já havia chovido 74,4 mm em Botuverá; 66,8 mm no Cedro Alto; e 66,6 mm no São Pedro. Segundo a Epagri/Ciram, são esperados mais 15 mm de chuva para o dia, além de 30 mm para esta quarta.
A Defesa Civil de Brusque registrou, até o momento, oito ocorrências relacionadas às chuvas das últimas 24 horas, principalmente danos em edificações, quedas de árvores e deslizamentos.
O Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Azambuja foi interditado devido a um deslizamento nos fundos do terreno. No bairro Cedrinho, após um deslizamento atingir uma residência, três famílias foram orientadas a desocupar seus imóveis até a melhora do tempo, em virtude do risco de novas movimentações de terra.
O nível do rio Itajaí-Mirim, em Botuverá, encontra-se em 2,60 metros, considerado seguro, de acordo com o coordenador de Defesa Civil, Edevilson Cugiki. “Continuaremos monitorando, e se houver necessidade, emitiremos um alerta para uma possível saída de calha”.
Cugiki reforça para que moradores de áreas de risco se mantenham atentos. “As pessoas devem prestar atenção caso haja árvores quebrando, barulhos estranhos na residência, água em taludes, ou surgimento de rachaduras na residência. Nesses casos, o ideal é nos contatar para que possamos fazer uma vistoria no local”.
Em caso de emergência, a população deve ligar para o número 199, que funciona 24 horas por dia.
Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: