Bope realiza simulado de crimes violentos contra o patrimônio em São José, na Grande Florianópolis

Foto: PM/Divulgação

Por: Claudio Costa

28/07/2023 - 06:07 - Atualizada em: 28/07/2023 - 10:17

O Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) realizou um simulado de crimes violentos contra o patrimônio em São José, na Grande Florianópolis. A ação foi realizada no bairro Barreiros, na madrugada desta quinta-feira (27).

Durante o simulado, foi utilizado o emprego cenográfico de armas e explosivos. O objetivo foi reproduzir ambientes e acontecimentos comuns em ataques contra bases de empresas responsáveis pelo transporte de valores.

Foto: PM/Divulgação

Participaram do simulado aproximadamente 30 policiais militares do Bope, com apoio das guarnições da Companhia de Policiamento com Cães e Comando de Polícia Militar de Apoio Especializado.

Neste tipo de ocorrência, relativamente comum em outros estados brasileiros, há grande violência empregada, como o uso de explosivos e armas com grande poder de destruição, além do grande número de criminosos envolvidos.

Foto: PM/Divulgação

Desse modo, ocorrências com essa abrangência exige preparo, treinamento e planejamento por parte dos órgãos de segurança pública, em especial da Polícia Militar, uma vez que o cerco deve ser delimitado com cautela para que a intervenção tenha sucesso.

“O Bope busca sempre o treinamento próximo da realidade, por isso os simulados em locais que podem ser alvo dos criminosos sempre apresentam-se como boas opções de evolução técnica e doutrinária”, relata o tenente-coronel Richard Westphal, comandante do Bope.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense e pós-graduando em perícia criminal.