O Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul lançou nesta semana uma campanha para divulgar o trabalho feito CAT (Centro de Atividades Técnicas).

O setor é responsável por realizar as vistorias preventivas de incêndio e oferece o serviço de forma gratuita.

O coordenador do CAT, Guilherme Negrão Silveira, explica que os bombeiros voluntários realizam a verificação das normas estaduais para a prevenção de incêndios.

Silveira destaca que essas regras estão descritas na Constituição Estadual de 1989.

“Nós realizamos as vistorias preventivas, a análise de projetos e também tiramos a dúvidas dos munícipes quanto à segurança e prevenção de incêndios. Nossa equipe é formada por responsáveis técnicos, inclusive com engenheira responsável”, comenta.

Guilherme destaca que a falta de equipamentos preventivos e de combate a incêndio ou mesmo a instalação incorreta desses itens podem custar vidas.

Ele também destaca a importância do brigadista, a pessoa apta a agir em casos de emergência.

“Ter um brigadista para manusear esses equipamentos é essencial. O equipamento pode estar lá, mas vai haver alguém para manusear de forma correta? Por isso, é importante ter uma capacitação dos funcionários”, explica.

O coordenador do CAT destaca que a campanha busca conscientizar sobre a importância das vistorias anuais.

Ele afirma que o artigo 112 da Constituição Estadual e a Lei Municipal 1.167 de 1988 contém as normativas sobre o serviço.

De acordo com Guilherme, apenas as residências unifamiliares (casas) e atividades de baixo risco não têm a necessidade de realização das vistorias.

Porém, todas as outras atividades econômicas e edificações necessitam das inspeções anuais.

“Muita gente esquece de fazer a vistoria e acaba solicitando a primeira vistoria, mas nos outros anos esquece. A pessoa vem quando precisa renovar um CNPJ, mas essa vistoria não pode ser feita apenas quando um órgão da Prefeitura, como a Fujama ou a Vigilância Sanitária, solicita, mas todo ano é preciso verificar se as condições do imóvel estão adequadas”, reitera.

Serviço gratuito

O CAT (Centro de Atividades Técnicas) é mantido por meio de um convênio com a Prefeitura de Jaraguá do Sul.

O Corpo de Bombeiros Voluntários oferecem esse serviço de forma totalmente gratuita para os munícipes.

“As análises de projetos, vistorias para a expedição de Habite-se, vistorias anuais de funcionamento e de eventos são feitas de forma gratuita. O pedido para a realização desses serviços pode ser feito através do nosso site, o www.bvjs.com.br. Lá, as pessoas vão ter informações e vão poder solicitar a vistoria”, frisa.

Dúvidas sobre as dúvidas ligadas aos sistemas de prevenção a incêndio podem ser tiradas através do e-mail vistorias@bvjs.com.br ou através do telefone (47) 2106-1025.