Um levantamento feito pelo OCP aponta que foram registrados pelo menos sete ocorrências de incêndio em mata durante o último fim de semana em Jaraguá do Sul. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários, Neilor Vincenzi, o clima dos últimos dias acaba facilitando essas ocorrências.

Vincenzi explica que o tempo seco, o vento forte e a temperatura alta são propensos para a propagação do fogo na mata. Segundo ele, a maior parte das ocorrências foi causada por pessoas que realizaram algum tipo de queima, que acabou se alastrando.

“Essas pessoas estavam fazendo queimada para a limpeza do terreno, queimando lixo, entulhos e teve também a queima de móveis como sofás. Isso acabou gerando um transtorno grande, porque ocorrem em locais que precisam de um número maior de bombeiros para o combate”, destaca.

O comandante pede que as pessoas avisem através do número 193 caso façam alguma queima controlada para que a corporação saiba o que está ocorrendo. Em um dos casos, os bombeiros voluntários foram chamados para apagar o fogo em um local de difícil acesso e a queima era controlada.

"Se a gente soubesse da situação, evitaria esse transtorno. O pessoal está aqui no Centro, acaba vendo o fogo em regiões como o Morro das Antenas e acaba ligando. A gente vai lá conferir. Essas pessoas [que estão fazendo o fogo] podem ligar para o bombeiro e avisar o que está acontecendo”, explica.

De acordo com Vincenzi, outras situações podem chamar a atenção das pessoas e acabam causando falsos alertas. A dedetização de empresas e de estabelecimentos gera fumaça. Se o bombeiro for avisado, o deslocamento desnecessário pode ser evitado.

Receba no seu WhatsApp somente notícias sobre Segurança Pública da região (Trânsito, Operações Policiais. etc...):

Whatsapp

Grupo OCP Segurança

Telegram

OCP Segurança