A Associação de Bombeiros Voluntários de Santa Catarina (ABVESC) enviou neste domingo (5) equipes e viaturas para auxiliar no resgate às vítimas das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul.
Conforme a associação, foram enviados ao estado gaúcho um contingente de 35 bombeiros voluntários, juntamente com caminhões 4×4 para transporte de mantimentos e pessoal, camionetes, embarcações, e unidades de combate a incêndio para atuação na limpeza de edificações publicas e transporte de água.
Os Bombeiros Voluntários de Pomerode informaram que estão enviando quatro bombeiros, uma ambulância 4×4 e um caminhão de transporte de materiais e pessoas.
Também compõem a equipe bombeiros e viaturas das corporações de Arabutã, Concórdia, Indaial, Ilhota, Ipumirim e Jaguaruna.
Números atualizados
Chegou a 75 o número de mortos por conta das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, divulgou a Defesa Civil às 12h deste domingo (5). Conforme o órgão, outras seis mortes estão sob investigação, para saber se têm relação com os eventos meteorológicos.
Segundo boletim divulgado pela Defesa Civil, 103 pessoas estão desaparecidas e outras 155 se feriram. Ao todo, 334 dos 496 dos municípios gaúchos registraram ocorrências relacionadas às chuvas, afetando mais de 780,7 mil pessoas.
A Defesa Civil afirma ainda que 107,6 mil pessoas precisaram deixar suas casas. Destas, 16.609 estão em abrigos e 88.019 na casa de familiares ou amigos.