Na noite desta sexta-feira (22), a sirene dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul será acionada às 20h em alusão ao aniversário de 59 anos da corporação. O toque simbólico remete à tradição iniciada em 1968, quando a torre da sede foi inaugurada e passou a abrigar o equipamento que, à época, servia como principal forma de comunicação para mobilizar os bombeiros durante emergências.
A sirene, instalada há 57 anos, continua em funcionamento. Embora as cornetas tenham sido substituídas — de ferro para inox —, o acionamento mantém a tradição tanto em situações de emergência quanto nas datas que marcam a história da entidade.

Foto: Arquivo/Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul
Breve histórico
Os Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul foram fundados em 22 de agosto de 1966. Inicialmente, os chamados eram feitos por telefone e atendidos pela CELESC, que acionava a sirene para convocar os bombeiros disponíveis. Além de emergências, o toque era utilizado às quartas-feiras, durante os treinamentos da equipe.
Celebração dos 59 anos
Além do acionamento da sirene, uma cerimônia restrita será realizada nesta sexta-feira no Cejas, com a presença de autoridades e convidados. Durante o evento, alguns bombeiros serão homenageados pelo tempo de serviço prestado à comunidade, seguido de um coquetel.
Importância para a comunidade
Para o comandante da corporação, Neilor Vincenzi, a data reforça a ligação entre os bombeiros e a população jaraguaense.
“Por sermos uma corporação formada por pessoas da própria comunidade, esse vínculo é muito forte. Os bombeiros de Jaraguá nasceram da comunidade e continuam tendo a participação dela em todos os momentos. Isso nos enche de orgulho e gratidão, e nos motiva a seguir firmes por muitos anos, sempre contando com esse apoio e proximidade”, destacou.

Foto: Arquivo/Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul